Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Você sabe o que é CrossFit?

Faço musculação há dois anos e simplesmente ODEIO.

No início de 2017, comecei a buscar alternativas para as séries repetitivas de todas as manhãs: dança, circo, corrida na praia, natação e algumas outras. Estudei cada uma delas na internet e não cheguei a conclusão alguma. Até que decidi ir pessoalmente a uma academia de CrossFit para saber mais sobre a modalidade. 

Mas e você, sabe o que é CrossFit?

Pois é, eu achava que sabia, mas a realidade é que a imagem que tinha era de uma sala com pneus e essas coisas que o pessoal publica em vídeos no Instagram e no Facebook. Por isso, decidi ir buscar informação com quem entende do negócio e, para tal, conversei com o Ricardo Iglesias, do CrossFit Boqueirão.

“A modalidade começou a ser treinada em 1974. Um ginasta chamado Greg Glassman estabeleceu na rotina da academia, além da ginastica, os fundamentos de força, resistência e aeróbio (tudo o que é ciclo). Ele juntou as três fontes energéticas e viu que dava maior resultado”, explica.

Esse estilo de treino, que ainda não tinha o nome atual, ganhou espaço e até o exército americano aderiu. O motivo: dessa forma, os soldados tinham preparo físico por completo, ou seja, apesar de não serem especialistas, teriam fôlego e condicionamento para todos os tipos de atividades.

Para ficar mais fácil de entender, Iglesias usou o exemplo de um levantador de peso olímpico. Esse cara treina para levantar 200 kg por cima da cabeça mas, se tiver que correr para salvar a vida do filho, provavelmente, não consegue.

O objetivo do CrossFit é fazer diferente: ter amplo domínio, não só de fonte enérgica, mas também de várias situações.

Em 2000, o nome Crossfit virou marca. 

E foi nessa época que começaram a surgir academias da modalidade no mundo inteiro e um monte de gente vestindo a camisa, com orgulho de praticar o esporte.

“As pessoas costumam perguntar o que é treinado no CrossFit. Mas isso é uma pergunta sem resposta, depende do meio em que você está inserido. Se eu estou estudando no morro, vou passar corrida na subida do morro, se estou na beira de um lago, pode ter nado. Não tem uma regra, tenho que trabalhar as necessidades do público”.

No dia a dia, o trabalho é baseado em progressões. O que significa que todos os alunos da turma vão fazer os mesmos exercícios, mas respeitando o corpo de cada um. Basicamente, na primeira aula de duas pessoas, cada uma delas vai ter uma intensidade e carga diferente – afinal, ambas têm fisiologias distintas.

Sim, aquela imagem do cara morto ao final da aula é um mito. O aluno vai até o seu limite, como em qualquer outro esporte!

Segundo o professor, como os treinos são de alta intensidade, é preciso respeitar uma hierarquia (mecânica, consistência e intensidade).

“Para ter resultado, tenho que trabalhar a alta intensidade, mas para isso, precisamos ter consistência e, antes, é preciso ter mecânica, porque é a parte técnica”.

Então a dica é simples, basta ir com calma no início.

Outra coisa bem legal: por treinar em grupo, as turmas acabam criando afinidade e um ajuda o outro. O ambiente é de desafio externo (entre os alunos) e interno, com cada um querendo ver até onde consegue ir e buscando melhorar o desempenho aula após aula.

Conclusão: no fim dessa conversa, eu estava decidida a largar a academia e me matricular no CrossFit.

Desafio King Crab em Santos

Se você ficou interessado em conhecer melhor o esporte, ou já pratica e quer começar a competir, o Desafio King Crab é uma ótima pedida. A primeira edição do evento acontece no dia 4 de junho (domingo) e outras já estão sendo planejadas. Além das provas de condicionamento físico, o evento terá workshops e a participação de vários boxes de CrossFit da cidade – uma ótima oportunidade para conhece-los e escolher em qual treinar.

Para inscrever uma equipe, clique aqui.

Já quem quiser assistir só precisa chegar cedo. O evento começa às 8 horas, na Praça das Bandeiras e as arquibancadas devem ficar lotadas.

Em breve, o Juicy Santos te conta mais detalhes do evento 😉