Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Dá para fazer acupuntura gratuita em Santos! Clique e saiba onde e como

Você sabia que dá para fazer acupuntura gratuita em Santos?

Pois é, duas policlínicas da cidade oferecem auriculoterapia como tratamento de medicina alternativa complementar semanalmente. Se você tem interesse, continue a leitura e descubra junto com o Juicy Santos como garantir a sua vaga.

juicysantos.com.br - Acupuntura gratuita em SantosImagem: Divulgação/Susan Hortas

Acupuntura gratuita em Santos

As sessões gratuitas de acupuntura em Santos são oferecidas em dois endereços:

Policlínica do Monte Serrat, às sextas-feiras
Praça Corrêa de Melo, 11

Policlínica da Vila Mathias, às terças e quintas-feiras
Rua Xavier Pinheiro, 284

Em ambas, a regra é a mesma: os interessados passam por uma triagem e os casos mais urgentes ganham prioridade. Mas só podem pleitear pacientes que residem nesses bairros e que já fazem algum tratamento nas unidades. Isso porque a auriculoterapia é complementar.

Em resumo, na Vila Mathias a prioridade é dada para pacientes com hipertensão e diabetes descompensado, dores crônicas e queixas emocionais. Enquanto isso, no Monte Serrat, os pacientes prioritários são os que possuem artrose severa e outras dores crônicas nos joelhos, já que o cotidiano dos usuários da unidade envolve subir e descer degraus diariamente para acessar suas casas.

Os pacientes passam por dez sessões e, em seguida, são reavaliados.

Como fazer acupuntura gratuita em Santos

Se você se enquadra no perfil de prioridades, não perca essa chance.

Os interessados devem ir a uma das policlínicas e fazer o cadastro para a triagem. Lembre-se de ter em mãos a carteirinha do SUS e um documento com foto. Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades onde as sessões de acupuntura gratuita em Santos acontecem.

É preciso ser residente em uma das regiões atendidas pela respectiva unidade.

Imagem: Divulgação/Susan Hortas

O que é acupuntura e quais benefícios

De acordo com a médica Andrea Maurício de Gouveia Oliveira, da Policlínica do Monte Serrat, o principal benefício que a acupuntura (auriculoterapia) oferece aos pacientes é a diminuição da dor.

“Meu foco é que, aos poucos, eles diminuam a quantidade de remédios ingeridos, principalmente aqueles que são hipertensos e diabéticos”, explica.

Em um resumo rápido, a acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa. As sessões utilizam agulhas para estimular pontos específicos do organismo, equilibrar a energia do corpo e complementar o tratamento tradicional. Terapias deste tipo são chamadas, aqui no Brasil, de Práticas Integrativas e Complementares.

Aulas gratuitas de hidroginástica para gestantes em Santos

Outra atividade oferecida de graça em Santos é a hidroginástica.

Nesse caso, as aulas acontecem para mulheres grávidas tanto no Centros Esportivo e Recreativos da Zona Noroeste quanto no Rebouças. Para participar, as futuras mamães precisam estar, no mínimo, no terceiro mês de gestação. O trabalho visa ajudar a preparar as alunas para o trabalho de parto.

Interessadas nas aulas de hidroginástica de graça em Santos podem conferir os detalhes aqui no Juicy