Empreendedoras da Vila Pantanal contribuem com a economia local

Em meio à correria do dia a dia e aos desafios sociais da Vila Pantanal, mulheres empreendedoras estão mostrando que a criatividade e a determinação podem transformar suas vidas e contribuir para o desenvolvimento do bairro que vivem.

Mais do que o sucesso individual, essas empreendedoras estão sendo exemplos para outras mulheres e oferecendo serviços com qualidade e preço justo para os moradores. Seus negócios têm um impacto positivo na economia da região, contribuem para a renda familiar e ajudam a combater a desigualdade social.

www.juicysantos.com.br - mulheres empreendedoras da vila pantanal

Histórias que inspiram

Conhecemos histórias inspiradoras de duas mulheres empreendedoras da Vila Pantanal que decidiram abrir seus próprios negócios e fazer a diferença no mundo.

É o caso de Andrea de Oliveira Cândido Rosa, proprietária da Pink Style, uma loja de roupas e acessórios femininos, localizada na Rua Um, na Vila Pantanal. Andrea conta que começou seu negócio por conta da dificuldade em conciliar maternidade e vida profissional.

www.juicysantos.com.br - mulheres empreendedoras da vila pantanal

Sem alguém de confiança para cuidar dos dois filhos, um menino de 11 anos e outro de 7, enquanto estivesse trabalhando, Andrea viu na chance de empreender uma oportunidade para se realizar profissionalmente e ajudar nas contas de casa.

“Resolvi fazer algo para ajudar em casa e com as contas. Tive a ideia de vender roupas femininas, conversei com meu marido e ele me apoiou e investiu financeiramente para que começasse”, afirma a comerciante.

A empreendedora iniciou as atividades primeiro como uma loja que funcionava apenas online. Com a clientela crescendo, surgiu a necessidade de ter um local fixo também para atender as demandas do público. Dessa forma, em janeiro desse ano inaugurou a loja física na Vila Pantanal. “Meu diferencial é o valor das peças serem bem acessíveis e um atendimento atencioso e personalizado. Todo mundo aqui é bem recepcionado”, comenta Andrea.

Outro exemplo inspirador é de Erica Costa, proprietária da Sabor dos Céus, que vende salgados fritos e assados e são sucesso na comunidade e também fora dela.
Com muito esforço e dedicação, Érica abriu a loja em janeiro de 2022 também na Rua Um e vem encantando clientes com suas deliciosas coxinhas, esfihas, maravilhas, empadas, entre outros petiscos de dar água na boca.

“Após ficar desempregada, decidi investir na minha loja e amo muito o que faço”, conta Érica.

O negócio deu tão certo que agora planeja expandir seus serviços para atender um público ainda maior abrindo uma lanchonete fora do bairro.

Persistência e muita fé

Para as mulheres que pretendem empreender, tanto Andrea quanto Érica são unânimes em afirmar que é necessário muita paciência, perseverança, esforço, dedicação e até mesmo fé para seguir adiante.

“Não é fácil para ninguém, todo começo é difícil. Mas toda vitória vem depois de uma luta e temos que ser otimistas sempre e confiar que tudo vai melhorar”, afirma Andrea.

Erica enfatiza que é importante nunca desistir dos sonhos e também não se abalar nas dificuldades e com comentários negativos e pessimistas.

“Quando colocamos Deus à frente de tudo, com esforço e dedicação, não tem como dar errado”, conclui.

O que é empreendedorismo periférico?

Segundo a aceleradora de iniciativas sociais Porto Social, empreendedorismo periférico é o negócio que nasce na periferia com a finalidade de ser a solução para os problemas do dia a dia de um local, causando impacto positivo, gerando renda e empregos nas regiões afastadas do centro. Ou seja, negócios de impacto nascidos nas periferias e fundados pelos seus próprios moradores.

Um dos aspectos importantes desta forma de empreender é a oportunidade de adicionar a sua própria vivência para resolver problemas que são particulares da periferia através do seu negócio.

www.juicysantos.com.br - mulheres empreendedoras da vila pantanal

De acordo com a Porto Social os números provam que a capacidade de consumo é muito alta na periferia. Um levantamento divulgado em 2020 pelos institutos Data Favela e Locomotiva mostrou que as áreas periféricas do país movimentam R$ 119 bilhões por ano. Para efeito de comparação, esse número é superior ao rendimento de 20 das 27 unidades da federação.

O empreendedorismo feminino Brasil

O número de mulheres empreendedoras vem crescendo no Brasil e chegou a uma marca histórica: a última pesquisa do Sebrae, feita com base em dados do IBGE, mostra que no terceiro trimestre de 2022 havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, mais de 34% dos empreendedores.

Hoje o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras, segundo pesquisa publicada pelo Sebrae em 2019, com dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com 49 nações.

www.juicysantos.com.br - mulheres empreendedoras da vila pantanal

Promovendo a inclusão

O empreendedorismo feminino é uma oportunidade para promover a inclusão e a valorização das mulheres em todos os setores da sociedade. O potencial do empreendedorismo feminino é um valioso recurso para a construção de um cenário em que as mulheres ocupem posições de destaque e sejam protagonistas na construção de uma cidade mais próspera e inclusiva.

Ao impulsionar a economia local, essas mulheres estão mostrando que o empreendedorismo feminino é uma poderosa ferramenta para a transformação social. O empreendedorismo feminino está moldando uma nova narrativa de resiliência, criatividade e determinação. À medida que mais mulheres abraçam a oportunidade de iniciar e liderar negócios, a sociedade como um todo se beneficia com a diversidade de perspectivas e soluções inovadoras.

A jornada das empreendedoras é um testemunho inspirador da capacidade humana de transformar desafios em oportunidades, construindo um futuro mais igualitário e justo.

Agora é que são elas: conheça estas mulheres empreendedoras da Vila Pantanal

Pink Style
WhatsApp: 13 98127 6218

Sabor dos Céus
WhatsApp: 13 98215 8867

Este conteúdo foi produzido na oficina de jornalismo comunitário do projeto Perifa Delas. 

O Perifa Delas é um projeto multicultural desenvolvido por e para mulheres. Nele, moradoras da Vila Pantanal, localizada no bairro do Saboó, em Santos, aprendem sobre como o jornalismo pode ser uma forma de mostrar a sua visão de mundo. 

Siga o Perifa Delas no Instagram