Santos terá Encontro de Cidades Criativas da Unesco em 2020

  • 216
    Shares

O Juicy Santos até pode levantar a plaquinha do “eu já sabia!”.

Nós aqui adoramos exaltar o quanto a cidade está, nos últimos anos, fervilhando em termos de incentivos e experiências em relação à economia criativa. E, agora, isso vai ficar cada vez mais evidente.

Porque, em 2020, pela primeira vez, uma localidade da América Latina e do Caribe vai receber o evento anual da Unesco para reunir as cidades criativas ao redor do mundo.

E a vencedora na disputa pela sede, competindo com Puebla (México) e Belém (Pará), foi Santos!

www.juicysantos.com.br - santos cidade criativa da unesco

Uma cerimônia na Polônia em junho selou o destino de Santos como o pólo da cidade criativa em um encontro de proporções mundiais.

A proposta de Santos para o Encontro de Cidades Criativas da Unesco

O tema “Criatividade, caminho para a Igualdade” foi apresentado na Polônia como argumento para mostrar e valorizar o poder da criatividade e da cultura santistas como “fatores de desenvolvimento social, urbano e econômico sustentável para a redução das desigualdades no mundo”, de acordo com a Prefeitura Municipal de Santos.

“Esse encontro vai expor a Cidade para o mundo desde já. Temos reuniões agendadas com a Unesco, traremos diversas autoridades internacionais para conhecerem os nossos equipamentos. Temos uma série de etapas a cumprir. O Sesc estará à frente da organização e vamos envolver, ainda, o Sebrae e todos os que atuam na área de economia criativa na Cidade”, disse, em entrevista coletiva, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

www.juicysantos.com.br - santos cidade criativa unesco 2020

Santos e as Cidades Criativas da Unesco em 2020

Primeiramente, vamos a uma breve explicação sobre Santos ser uma cidade criativa.

Em 2015, o município conquistou esse reconhecimento global como cidade criativa da Unesco na área de Cinema. Na realidade, somos a primeira não-capital brasileira com o selo.

O encontro está marcado, em princípio, para junho de 2020.

O que vem para Santos com o evento

Consequentemente, com a vinda do encontro da Unesco, haverá programação especial em conjunto com a entidade e também a adição de atividades tradicionais do nosso calendário, como o Festival Santos Café. Sempre com o gancho da economia criativa.

www.juicysantos.com.br - Santos terá Encontro de Cidades Criativas da Unesco em 2020

Santos terá um escritório para equipe da Unesco e área para imprensa de vários países.

Pessoas de mais de 250 cidades ao redor do mundo devem desembarcar por aqui em 2020 especialmente por esse motivo.

Ou seja, vamos receber turistas de todas as partes.

A partir de agora, a Prefeitura planeja criar um comitê para a organização, fazer reuniões com diversos segmentos da cidade, como comércio, rede hoteleira, etc, e preparar um termo de compromisso com a Unesco.

Por que Santos é uma cidade criativa?

Listamos algumas ações na área de economia criativa que nos deixam orgulhosos desse título:

  • 5 vilas criativas – que estão na nossa lista de lugares que incentivam a economia criativa. Elas promovem capacitação para mais de 5 mil pessoas nos bairros Vila Nova, São Bento, Vila Progresso, Caruara e Rádio Clube;
  • a premiada EcoFábrica Criativa, que produz mobiliário a partir de madeira reutilizada e projeto de arquitetos do Club Design;
  • o compromisso com a Missão UCCN, um dos principais programas da Unesco para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030;
  • existência de um escritório de Inovação Econômica, ligado à Prefeitura de Santos, dirigido por Niedja de Andrade Silva Forte dos Santos;
  • iniciativas internacionais com cidades criativas, como concursos culturais de cinema, além de ações locais envolvendo parcerias com a sociedade civil, governos estadual e federal, universidades, associações e ONGs.
  • os bairros Valongo, Paquetá e Vila Nova (área do Mercado Municipal) são Distritos Criativos, voltados ao desenvolvimento econômico, social e urbano de moradores da região e empreendedores nestes territórios a partir da economia criativa;
  • estratégia e trabalho integrado entre as secretarias para chegar a esse objetivo.