Texto porFlávia Saad
40 anos - Santos (SP)
TAGs

Dia Mundial da Criatividade 2022 acontece em Santos

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

  • 1
    Share

O Dia Mundial da Criatividade terá mais uma – e dessa vez a maior – edição que Santos já viu. Com o tema Celebrar a Vida, o Dia Mundial da Criatividade 2022 traz curadoria caprichada e com temas essenciais para a sociedade. O Dia Mundial da Criatividade e Inovação é celebrado mundialmente desde 2017, quando a ONU reconheceu a data oficialmente para aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano.

No Brasil, todo esse movimento é capitaneado pela World Creativity Organization, liderada pelo psicólogo Lucas Foster, que iniciou as mobilizações do Dia Mundial da Criatividade com eventos presenciais. Porém, desde o início da pandemia, a proposta se reformulou e o World Creativity Day se tornou o maior evento colaborativo de criatividade do mundo, envolvendo centenas de cidades, milhares de inspiradores e voluntários envolvidos. São líderes empresariais, estudantes, educadores e atores locais para criar acessos e oportunizades de aprendizagem , é gratuito e aberto ao público.

Em Santos a liderança local fica por conta de Ludmilla Rossi, CEO do Juicyhub e co-fundadora do Juicy Santos. Toda a mobilização acontece através de eventos simultâneos em 100 cidades brasileiras e em outras 30 cidades do mundo. Em Santos a programação estará concentrada no dia 21/4, mas também haverá atividades nos dias 20 e 22/4.

“Trazer este evento e fomentar a criatividade no universo colaborativo e corporativo com o aval da Organização Mundial da Criatividade é uma grande conquista e um imenso passo para a construção de um futuro melhor de oportunidades e expansão do que hoje consideramos o novo normal e a adaptação das corporações, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Inovação é fundamental para as próximas gerações escolherem residir na Baixada Santista”, declara Ludmilla Rossi

Então, já se programa para você aproveitar tudo que vai acontecer do World Creativity Day 2022 em Santos:

20 de abril, abertura do Dia Mundial da Criatividade Santos

8:30h – CONECTA-SP
Durante a manhã do dia 20 acontece o CONECTA-SP, uma atividade da ABRADI-SP. Com a presença de Silvio Soledad, o café da manhã e encontro é voltado para profissionais da área digital com o tema Gestão criativa é gestão lucrativa. Inscrições aqui.

9h – OPEN DAY NO JUICYHUB
O Juicyhub terá diárias gratuitas durante todo o dia 20/4 para quem quiser experimentar trabalhar no primeiro hub de inovação da região. O Juicyhub é um hub de inovação social, economia criativa e empreendedorismo localizado no Gonzaga, em Santos. Inscrições para o openday aqui.

19h – ABERTURA OFICIAL DO WCD SANTOS 2022
Na noite do dia 20 acontece a abertura oficial do Dia Mundial da Criatividade 2022. Com a presença de autoridades, profissionais e líderes da economia criativa e empreendedorismo, empreendedores e público em geral, a abertura contará com conteúdo sobre cidades criativas e apresentação da Banda Trevo. Autoridades locais também prometeram anunciar atividades importantes para o setor da economia criativa local. Inscrições aqui.

21 de abril, o grande dia

Inspiradores do Dia Mundial da Criatividade 2022 no Juicyhub

Das 9:15 às 22h
O dia 21 de abril será dia repleto de atividades onde sua mente não vai parar de se inspirar um minuto sequer. Durante todo o dia você poderá ouvir falas de pessoas incríveis, apreciar e comprar produtos feitos por criativos locais, trazer seus filhos, sobrinhos e crianças próximas para participarem de atividades só pra elas. Ou seja, no dia 21 vai rolar talks, feira criativa, feira de orgânicos, mentorias, workshops, atividades para crianças e muita música.

9:15h – TALKS DOS INSPIRADORES
Da manhã até a noite do dia 21/4 inspiradores apresentarão falas de temas muito diversos. Os talks acontecem sem intervalos e contarão com a presença de Ludmilla Rossi, Alvaro Guillermo, Raul Lemos, Antonio Napole, Rodrigo Neves, Flavia Saad,, Priscilla Curcio, Anna, Amex, Mari Valente, Prëo, Marco Mangerona, Guilherme Carvalho, Nathalia Aoão, Adriano Liziero, Renato Tija, Rodrigo Simonsen, Michele, Simões e Maqui Nobrega. O evento será presencial, mas também transmitido ao vivo. As inscrições tanto para o online como para o presencial estão aqui.

MENTORIAS
Rodrigo Neves (ABRADI-SP) estará oferecendo mentorias gratuitas para quem trabalha no segmento digital. Inscrições para as mentorias aqui.

WORKSHOPS
Júlio Nascimento e André Staudemeier apresentam Workshop de Compostagem e Educação Ambiental sobre Resíduos às 14:30h. Adriana Kimi apresenta workshop sobre tirar sua ideia do papel às 15:30h. Inscrições para workshops aqui.

CONTEÚDO PARA CRIANÇAS
Pela manhã Victor Freundt apresenta workshop Arte Terapia: Desenho pra quem não sabe desenhar. Das 14h às 16h Camila Genaro apresenta Faz de Conta que EU sou. Para fechar a programação infantil Lucas Busto apresenta workshop para as idades de 8 a 13 anos com Narrativas Reinventadas. Inscrições aqui.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS
Gaby Mel e Gab Freitas se apresentam na hora do almoço. Erico Bomfim fará intervenção musical ao longo do dia. E Monna fecha o Dia Mundial da Criatividade conosco naquela delícia do happy hour.

22 de abril, fechamento

9h – OPEN DAY NO JUICYHUB
Mais um open day no Juicyhub com diárias gratuitas durante todo o dia 22/4 para quem quiser experimentar um ambiente inspirador e ideal para quem não aguenta mais o isolamento do home office. Inscrições para o openday aqui.

19h – HAPPY HOUR CRIATIVO
Para brindar a semana repleta de conteúdo o happy hour acontecerá com show musical de Keity Carolin (Trio Acústico).

No coração do Gonzaga

O Juicyhub, principal anfitrião do Dia Mundial da Criatividade em Santos, é uma aceleradora do acesso à nova economia fora das metrópoles, com os pilares de inovação social, economia criativa e empreendedorismo. O Juicyhub é composto por 3 pilares: comunidade, coworking e conteúdos vibrantes. Possui serviços de educação e rede de negócios, está localizado no coração do Gonzaga, bairro estratégico de Santos. O Juicyhub combina uma rede de pessoas potentes, arquitetura de primeiro mundo e um café-bar completo para atender seus visitantes com uma comidinhas autorais que envolvem muito pão de cará.

Ambiente do Juicyhub em Santos. Hub de inovação e coworking no Gonzaga

O Juicyhub fica na Av. Ana Costa, 433 – 4º andar – Gonzaga, Santos. O acesso à recepção do prédio fica no corredor ao lado da CPFL. Possui estacionamento terceirizado, e para entrar no prédio é fundamental portar um documento com foto.

As feiras e exposições do WCD 2022

Como atividade complementar do Dia Mundial da Criatividade Santos, o Juicyhub também receberá uma feira criativa dentro do World Creativity Day 2022 Santos. A ideia é ampliar a visibilidade de qual faz trabalhos autorais, conectando artistas e empreendedores criativos com um novo público – e também contribuir com a geração de renda para a galera da economia criativa. Serão aproximadamente 30 expositores nos segmentos de literatura, moda, acessórios, artes visuais, moda, decoração e objetos para a casa.

Exposição Dia Mundial da Criatividade Santos

O Dia Mundial da Criatividade Santos também contará com a feira orgânica da Livres Coop, dentro do pilar de sustentabilidade do evento. A Livres trabalha desde 2019 para colaborar com uma economia sem agrotóxicos, sem atravessadores e sem exploração!

A estilista Diana Santos também apresentará seu estande com a pegada de desapegos, onde apresenta sua curadoria de looks com roupas seminovas.

Para acessar a feira também é fundamental fazer sua inscrição pelo Sympla.

Os talks do Dia Mundial da Criatividade Santos 2022

Talks

Alvaro Guillermo (Club Design) – Arquitetura e design de interiores colaborativo
Os maiores escritórios de arquitetura e design de interiores têm mudado radicalmente a metodologia de trabalho projeto que perdura por mais de cem anos, herança da arquitetura moderna e do racionalismo. O modelo colaborativo já realidade em outras áreas começa a se destacar na arquitetura também, em contrapartida ao projeto autoral. Esta palestra é resultado de mais de 10 anos de pesquisa na área e é um capítulo do novo livro Economia criativa na prática: Design & consumo colaborativo.

Raul Lemos – Ligando Lé com Cré
Criando a base pra criatividade! Sim é isso memo! “Os caminhos da cozinha para fortalecer a criatividade! Como o dia a dia no mundo gastronômico pode ensinar a fortalecer a base para criatividade!”

Antonio Napole
Economia Criativa, Complexidade Econômica e Redes

Adriana Kimi
Workshop: Tire sua ideia do papel. Nesse workshop Adriana estimula a elaborar um plano para tirar a sua ideia do papel, por meio de uma metodologia de desenvolvimento de negócios elaborada pela consultoria Vamos Tirar do Papel, especialista em planejamento e lançamento de novos negócios. Esse workshop é voltado para as pessoas que têm uma ideia de negócio e querem tirar do papel, mas não sabem por onde começar.

Rodrigo Neves – Mercado digital
Os principais desafios e tendências nas empresas de tecnologia

Flavia Saad – Da redação para a inovação: não se faz jornalismo independente sem criatividade
Como a criatividade me ajudou na transição de carreira como repórter de jornal impresso para a criação de um negócio próprio que gera transformação, pertencimento e acesso para pessoas e cidades

Priscilla Curcio – Crie tempo para criar
Todo mundo quer ser criativo e inovador, mas nós sabemos utilizar o nosso tempo e o do nosso time pra colocar no mundo as melhores ideias? E a procrastinação? Será que de vilã ela pode se tornar aliada? Vamos refletir sobre como o planejamento pode nos ajudar a criar tempo para criar sem sobrecarga e estresse

Anna Amex – Destravando seu potencial criativo
Você já é criativo no seu dia a dia, mas ainda não percebeu isso. Vou trazer uma nova perspectiva do que é criatividade e te mostrar todo seu potencial criativo, além de ajudar a expandir ele, te inspirando a treinar essa habilidade cada vez mais

Mari Valente – Você não é uma árvore
Nesta palestra eu conto como a criatividade sempre esteve presente de maneira muito forte na minha vida, e como ter essa criatividade estimulada me levou sempre a buscar novos caminhos quando foi preciso e principalmente me ensinou a não ter medo de empreender!

Prëo – Processo criativo e a busca pela originalidade
A ideia é de forma descontraída, contar um pouco sobre o incansável processo criativo de um artista em busca da originalidade e do novo além de desmistificar a figura do ‘artista’ vista pela sociedade.

Marco Mangerona Bowie, perrengue e criatividade: o que tem minha vida com a do David?
A ideia é, além sobre uma trajetória empreendedorismo emparelhada com as personas de David Bowie – icônico cantor inglês – e o que isso tem a ver com a nossa vida profissional.

Guilherme Carvalho Networking e Criatividade: Conexões que geram inovação
Nessa palestra Guilherme aborda como o networking pode se transformar em uma fonte de ideias, ampliando o seu repertório por meio do conhecimento e experiência das suas conexões

Nathalia Aoão – A sua produtividade tem sentido?
Você já é criativo no seu dia a dia, mas ainda não percebeu isso. Vou trazer uma nova perspectiva do que é criatividade e te mostrar todo seu potencial criativo, além de ajudar a expandir ele, te inspirando a treinar essa habilidade cada vez mais.

Adriano Liziero – O Mundo como você nunca viu
O geógrafo Adriano Liziero, do projeto Geopanoramas, apresentará uma série de imagens aéreas, de diversos lugares do planeta, que vão ampliar sua visão de mundo e o seu repertório cultural. Em 25 minutos, você vai expandir seus horizontes e entenderá como a criatividade produz as mais diversas paisagens. Prepare-se para uma apresentação de impacto visual e sonoro.

Renato Tija Design de Superfícies – O design de texturas bi e tridimensionais em diferentes superfícies.
Entender a consciência de consumo, criar funcionalidades nos objetos e evidenciar as estéticas latino americanas.

Rodrigo Simonsen – A boa bagunça
Nosso mundo pede ordem. Nosso mundo demanda ordem. Qualquer coisa fora do lugar, qualquer vestígio de improviso, qualquer sinal de bagunça é visto como algo a ser alterado e corrigido. Mas e se um pouco de desordem for justamente o motor criativo de muito do que existe de melhor no mundo? É justamente essa ideia inovadora que Rodrigo Simonsen irá discutir.

Michele Simões – Inclusão – uma nova lente para pensar inovação
Talk com abordagens sobre criatividade e inovação pela ótica da inclusão. Em um bate papo de 30 minutos Michele Simões compartilha pontos importantes para iniciar pessoas a entenderem a inclusão como uma ferramenta promissora de criatividade, através de vivências e cases.

Maqui Nobrega – Parece que a minha criatividade acabou. A sua também?
No Dia Mundial da Criatividade, Máqui propõe um debate (mais do que um monólogo) sobre o esgotamento mental que muitos profissionais criativos enfrentam. Parar de criar a gente não pode (e nem quer), então como fazer para se sentir mais estimulado a continuar botando coisas lindas no mundo?

O Dia Mundial da Criatividade Santos tem o apoio da ABRADI-SP, Prefeitura Municipal de Santos, Eletromidia, Programa JB e Club Design.

Apoiadores Dia Mundial da Criatividade Santos