Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

História de Cubatão ganha peça de teatro com entrada gratuita

Você conhece a história de Cubatão?

A cidade, primeiro polo de indústrias pesadas do Brasil, terá sua história contada em uma peça de teatro. Em Quem é você, Vila Parisi?, o Coletivo 302 conta a história de Cubatão. Toda a narrativa tem como ponto de partida arquivos históricos e depoimentos de moradores do extinto bairro operário, ou seja, a Vila Parisi.

juicysantos.com.br - história de Cubatão com teatro

Se você gostou, anota na sua agenda: em janeiro, a peça será apresentada nos dias 25 e 26, sábado e domingo, às 20 horas, na Praça do Cruzeiro Quinhentista. A entrada funciona no sistema pague quanto puder.

Conheça a história de Cubatão no teatro

Em resumo, a peça é um drama experimental inspirado em pesquisas sobre a vida no bairro nos anos 70 e 80. Para trazer mais realidade ao texto, a peça se passa em frente ao cenário barulhento e iluminado das indústrias de Cubatão, ao ar livre e usando os sons da avenida como sonoplastia.

Um spoiler: a Vila Parisi ficou mundialmente conhecida por ser a casa da zona industrial de Cubatão. Na época em que a história acontece, Cubatão ganhou fama como a cidade mais poluída do mundo.

juicysantos.com.br - história de Cubatão com teatro

“Queremos que o público participe de uma experiência sensorial e histórica. Nós colocamos músicos com sanfona em cena, reproduzimos as casinhas de madeira no nosso cenário, representamos as chuvas e enchentes da vila com um caminhão pipa, por exemplo. Tudo para que as pessoas se sintam dentro da história”, comenta Douglas Lima, ator e diretor do coletivo.

Não esquece, a peça terá apenas duas apresentações em janeiro. Programe-se para os dias 25 e 26 de janeiro, sábado e domingo, às 20 horas na Praça do Cruzeiro Quinhentista. Fica na Av. 9 de Abril, em frente a Petrobrás.

Fim de semana também terá Zeca Pagodinho

Vale lembrar que, nesse mesmo fim de semana, acontece o aniversário de Santos. Ou seja, tem show do Zeca Pagodinho de graça. Aliás, o palco montado na praia do Gonzaga terá o cantor de samba e também a banda Melim.

Se você é fã de um deles, os shows rolam no domingo (26 de janeiro), no palco montado na praia do Gonzaga.