Texto porLuiz Gomes Otero

Steven Wilson mantém sonoridade progressiva em To The Bone

Inspirado nos discos pop progressivos dos anos 80, To The Bone é o quinto álbum do músico britânico Steven Wilson. Foi lançado apenas um ano depois do seu mini-album, chamado 4 1/2, e confirma sua competência como músico e produtor.

Segundo Wilson, esse trabalho é inspirado nos discos da época de sua juventude, como So, de Peter Gabriel, Hounds of Love, de Kate Bush, The Colour of Spring, de Talk Talk e The Seeds of Love, de Tears for Fears.

Para os fãs da sua antiga banda, a Porcupine Tree, o trabalho segue uma linha um pouco diferente, mas não menos interessante.

To The Bone recebeu críticas bastante positivas no exterior.

O Metacritic, um agregador de resenhas, deu ao álbum uma classificação normalizada de 78 de 100, indicando “resenhas geralmente favoráveis”, com base em resenhas de 7 críticos.

A conceituada revista Uncut afirmou que o quinto disco solo de Wilson é “uma música pop progressiva e ambiciosa”. Tocando em algumas influências pesadas, cita Peter Gabriel, Depeche Mode, Radiohead na época de The Bends e baladas eletrônicas de Todd Rundgren.

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O Planet Rock classificou o álbum como cinco estrelas, comentando que “Steven Wilson entrega sua obra prima progressiva”.

Jordan Blum, da revista Rebel Noise, disse que “To the Bone é um grande álbum por si só e uma adição perfeitamente apropriada ao vasto trabalho de Wilson”.

Steven Wilson e o pop

O disco mantém uma linha pop, mas sempre com um pé no rock progressivo, a principal escola de Wilson.

Eu acrescentaria, ainda, a influência de David Bowie em faixas como Nowhere Now e The Same Asylum As Before.

A faixa Refugee é um dos momentos altos do disco, lembrando um pouco a fase mais recente do Pink Floyd em alguns momentos. É um disco que vale a audição do início ao fim.

To The Bone não é um trabalho parecido com a raízes progressivas da época da banda Porcupine Tree.

Trata-se de uma experiência acertada de Wilson, que se aproxima de um público mais pop, porém sem perder a sua integridade musical. E ele conseguiu provar que estava certo.