Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero

Santana explora os sons da África em novo álbum

Africa Speaks é o 25º álbum de estúdio (são 39, no total) lançado pela banda do músico mexicano Carlos Santana.

O disco surgiu durante uma sessão de 10 dias por Rick Rubin em Malibu, durante a qual eles gravaram nada menos do que 49 músicas!

Rubin e Carlos Santana usaram uma banda de oito integrantes (que incluíu a esposa de Santana, Cindy Blackman Santana, na bateria).

Africa Speaks é inspirado na música do continente africano. Tem sido chamado de “fusão única de rock, música latina e jazz”.

www.juicysantos.com.br - Santana Africa Speaks

Muitas das faixas do álbum foram gravadas em apenas uma tomada. O álbum conta com os vocais da cantora espanhola Buika e da britânica Laura Mvula.

Carlos Santana contou, em entrevista recente, que colocou o convite para as duas cantoras como condição para gravar o álbum, afirmando que a ideia era apenas tocar música africana.

Santana do bom e do melhor

A sonoridade mostra aquilo que Santana sempre fez de melhor, que é mesclar sua formação latina com outros estilos musicais.

Você vai conhecer o toque dele na guitarra ao ouvir faixas como Batonga (essa com forte sonoridade africana). E, ao ouvir Oye este Mi Canto, você observa as nuances que o guitarrista quis dar para seu som viajando pelas harmonias africanas. Perfeito para quem sempre usou bastante a percussão em sua música.

Africa Speaks pode até não ter o charme latino de outros discos do artista, como Supernatural ou mesmo os álbuns do início dos anos 70. Mas comprova que ele continua fazendo um tipo de som convincente. E segue capaz de deixar o ouvinte satisfeito com o resultado do álbum.

Ouça as melhores faixas de Africa Speaks, de Santana

Aqui tem muita música

Gosta de sons novos e clássicos? Quer ouvir música ao vivo? Então continue navegando pela nossa seção Música. Nela, você encontra não só as resenhas de lançamentos de álbuns como dicas de shows em Santos e região.