Texto porLuiz Gomes Otero

Rush ao vivo ainda emociona

Quando soube que a banda canadense Rush estava lançando mais um disco ao vivo, comemorando 40 anos de carreira, fui logo buscando informações.

Afinal de contas, o grupo foi um dos que me levou pelos caminhos do rock, com sua técnica instrumental apuradíssima, alicerçada em apenas três personagens: Geddy Lee (baixo, teclados e vocal), Alex Lifeson (guitarra) e Neil Peart (bateria).

Um Power Trio na sua mais pura essência.

rush2

O álbum R40 foi lançado em CD e DVD e traz um repertório que passa por várias fases da carreira da banda. Traz coisas do primeiro disco (What You´re Doing) e do início da chamada fase progressiva (Xanadu, Subdivisions, The Camera Eye e Cygnus X-1), além de uma ótima produção mais recente (Far Cry e One Less Victory).

Mas o que conquista mesmo o ouvinte são os hits Tom Sawyer (aquele cujo riff era usado no seriado Profissão Perigo, do agente McGyver) e Closer To The Heart (cujo solo de guitarra Lifeson é um dos mais bonitos já feitos pela banda).

Estas emocionam ao vivo, apesar de a voz de Geddy Lee já não ser a mesma dos anos anteriores. Já o instrumental continua firme e forte em todas as faixas. Impecável, para ser mais preciso.

rush4

Com a notícia do possível afastamento de Neil Peart das turnês, para ficar mais próximo da família, é possível que a banda se concentre mais na produção em estúdio nos próximos anos. Os fãs, porém, esperam vê-la ainda mais uma vez ao vivo aqui, no Brasil. Seria um presente e tanto. Enquanto isso não acontece, o álbum R40 serve como opção para matar a saudade do grupo.

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=N90GtbhUMtc”]

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=dCVJDviOuUo”]

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=PaSQHNg9UtE”]