Quando a união faz a diferença na música
Quando os talentos se encontram e deixam os egos de lado, sempre acabam produzindo algo que ficará marcado pra sempre.
Na música, a união de forças sempre fez a diferença.
Quando os talentos se encontram e deixam os egos de lado, sempre acabam produzindo algo que ficará marcado por décadas e mais décadas, sem perder a sua essência.
Vamos aqui relembrar alguns momentos em que essa tese se comprovou na prática.
Cream
Um super power trio fundado nos anos 60. Eric Clapton já era um guitarrista consagrado pelas passagens nas bandas Yardbirds e nos Bluesbreakers de John Mayall. Jack Bruce no baixo e Ginger Baker na bateria também eram músicos conhecidos no Reino Unido.
Assim, estava criado um dos primeiros supergrupos do rock, que produziu discos essenciais para o gênero. O trio durou até o final dos anos 60 e voltou para uma turnê de reunião em 2005, nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Blind Faith
Depois da dissolução do Cream, Ginger Baker e Eric Clapton se uniram a Steve Winwood e Ric Grech para fundar o Blind Faith. A banda lançou apenas um disco, mas deixou marcas como um dos primeiros supergrupos da história do rock.
Queen & David Bowie
A banda britânica Queen estava em seu auge no início dos anos 1980, quando resolveu se unir ao veterano astro do rock David Bowie. Under Pressure foi lançada em single e logo se tornou um dos maiores hits da década (na verdade, da música de forma geral), com um dueto antológico de Freddie Mercury e o camaleão do rock nos vocais.
Fico imaginando o que eles teriam aprontado se tivessem tido a chance de produzir e gravar mais canções juntos.
Paul McCartney e Stevie Wonder
O ex-beatle contou com a participação do astro da música soul, Stevie Wonder, em duas faixas do álbum Tug Of War. Uma delas foi a antológica Ebony And Ivory, hino com mensagem contra o preconceito racial, que hoje está mais atual do que nunca.
https://youtu.be/CmALA8miQY8
Paul McCartney e Michael Jackson
N0 seu álbum de 1983, o Pipes Of Peace, Paul McCartney gravou duas faixas com o Rei do Pop, Michael Jackson. Ele já havia feito um dueto com Michael, na canção The Girl Is Mine (do álbum Thriller). Mas foi com o espetacular hit Say Say Say que os dois acertaram em cheio as rádios naquele ano.
Band Aid
O projeto surgiu em 1984, como resultado da união de músicos britânicos e irlandeses liderados por Bob Geldof e Midge Ure, com o objetivo de arrecadar recursos em prol dos famintos da Etiópia.
O grupo Band Aid gravou o single Do They Know It´s Christmas? na época do Natal. O compacto figurou em primeiro lugar dentre os mais vendidos neste e nos dois lançamentos seguintes.
USA for Africa
Depois do Reino Unido, foi a vez dos músicos americanos se unirem em 1985 para gravar uma canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie, também com o intuito de ajudar os países da África.
Sob a batuta de Quincy Jones, o hit We Are The World viralizou em todas as rádios naquela década com um time de astros para ninguém botar defeito.
https://youtu.be/Zi0RpNSELas