Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Os 40 anos da Last Waltz com The Band

Tempo de leitura: 3 minutos

No Dia de Ação de Graças de 1976, The Band subiu ao palco para um show de despedida no Winterland Theatre em São Francisco.

O concerto, apropiadamente chamado The Last Waltz (A Última Valsa), se tornou uma das performances mais reverenciadas de todos os tempos da história do rock.

A noite foi capturada em filme pelo diretor Martin Scorsese e lançada nos cinemas em abril de 1978. Aclamado pela crítica, The Last Waltz ainda é considerado por muitos o maior filme de todos os tempos sobre um show de rock.

A The Band foi fundada no final dos anos 1950.

Na década seguinte, passou a ser a banda de apoio oficial de Bob Dylan na sua chamada fase elétrica, quando o músico migrou do violão acústico para a guitarra elétrica. Tinha como integrantes originais Rick Danko, Levon Helm, Garth Hudson, Robbie Robertson e Richard Manuel.

Em paralelo, também gravaram discos antológicos como The Band até a primeira despedida em 1976, registrada nesse álbum e filme. Eles retornariam nos anos seguintes para turnês de revival e gravariam outros discos, mas já sem o brilho do início. Da formação inicial, Richard Manuel, Rick Danko e Levon Helm faleceram. Os demais (Robbie Robertson e Garth Hudson) seguem carreira na música.

O segredo da The Band era a versatilidade de seus integrantes. Garth Hudson, por exemplo, é um multi-instrumentista, enquanto o baterista Levon Helm também assumia os vocais de várias canções. Rick Danko e Richard Manuel também eram exímios vocalistas e músicos hábeis para qualquer tipo de canção Robbie Robertson também produziu outros artistas como Neil Diamond.

Para esse show, o quinteto The Band se juntou a um grupo de estrelas da música, incluindo Eric Clapton, Neil Diamond, Bob Dylan, Ronnie Hawkins, Dr. John, Joni Mitchell, Van Morrison, Muddy Waters e Neil Young, entre outros.

www.juicysantos.com.br - the band

Disponível como um conjunto de 4-CD/Blu-Ray, esta edição do 40º aniversário da trilha sonora original tem 54 faixas, incluindo o show inteiro, bem como ensaios e outakes.

Entre as raridades, estão performances não apresentadas no filme, como Furry Sings The Blues, com Joni Mitchell e All our Past Times, com Eric Clapton, além de ensaios para Caravan, com Van Morrison, Such A Night com Dr John, e King Harvest (Tem Surely Come), uma música que não aparece no concerto.

Em que pese o valor das faixas raras incluídas nesta edição, há de se ressaltar que o disco inteiro é um tesouro musical. As versões de Caravan, com Van Morrison e os hits da The Band – posso citar It Makes No Difference como um exemplo – são impecáveis. E o registro com Muddy Waters é simplesmente antológico, assim como Neil Young e Joni Mitchell cantando Helpless.


Enfim, se você ainda não conhece a história da The Band, este relançamento do álbum The Last Waltz pode ajudar a lançar uma luz na obra de um dos grupos mais importantes da história do rock. Que se auto-intitulava apenas como The Band.

Mas era “A Banda”, segundo Bob Dylan.

Avatar
Texto por
TAGs

música rock