Texto porLuiz Gomes Otero

Hinds, um som surpreendente

Não há como negar que o rock é ainda uma fonte inesgotável de criatividade.

Ainda que recicle fórmulas antigas por meio de influências musicais, ele acaba produzindo sons que acaba, por te surpreender.

No caso, o som mais recente que me surpreendeu foi do da banda Hinds, formada em Madrid, na Espanha.

hinds1

À primeira vista, você pode pensar que se trata de mais uma banda pop com vocais femininos, etc. e tal. Mas o fato é que as moças, que aliás são instrumentistas (elas realmente tocam seus instrumentos), misturam sons que navegam pelas águas de bandas como Velvet Underground (!), The Strokes e The Vaccines, sendo que estas duas últimas são citadas como influências confessas.

Só por isso, já vale a audição de Leave Me Alone, o álbum de estreia do grupo espanhol. O som é puro indie rock, alternativo até o último fio de cabelo. As letras, embora cantadas em Inglês, ganham um sotaque latino inconfundível.

A formação conta com Carlota Cosials (vocais e guitarra), Ana García Perrote (vocais e guitarra), Ade Martin (baixo) e Amber Grimbergen (bateria).

hinds2

O som remete o ouvinte ao final dos anos 60 e início dos anos 70, quando as bandas não tinham medo de arriscar ao produzir um som mais original.

Claro que as guitarras ficam em primeiro plano nos arranjos, mas não são solos longos. Os riffs são simples, diretos e agradáveis, como nas ótimas Castigadas em El Granero, Chilli Town, Bamboo e Garden.

E na faixa “I´ll Be Your Man” traz um arranjo quase acústico, com os violões em primeiro plano, no estilo parecido com o da banda Lovin Spoonful no final dos anos 60.

hinds8

Os vídeos são ingênuos e exploram as belas estampas das moças. Uma resposta pop, talvez, contrastando com a proposta de sonoridade que não se encaixa muito nos padrões comerciais.

Podemos dizer que o lançamento de Leave Me Alone representa muito mais do que o surgimento de mais uma banda indie. Mostra que algumas delas podem estar apontando para caminhos menos chatos e mais consistentes sob o ponto de vista musical.

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=E67rVvLkXhI”]

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=mk-5w3Di0jk”]

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=cdHVboNNkAo”]