Há 20 anos, música e solidariedade para Montserrat
Há 20 anos, o palco do Royal Albert Hall, em Londres, recebeu vários artistas famosos da música para um concerto beneficente em prol da Ilha de Montserrat, situada no Caribe.
Na época, o local havia sido arrasado por um vulcão que estava inativo havia 400 anos.
E o Music For Monserrat foi registrado em vídeo e acabou se tornando um dos melhores shows musicais de todos os tempos.
A iniciativa do evento partiu de Sir George Martin, o produtor dos Beatles nos anos 1960, que mantinha um estúdio de gravação em Montserrat, o Air Studio.
O estúdio recebeu vários músicos famosos, entre eles, o grupo Dire Straits, que lá gravou o antológico e multiplatinado álbum Brothers In Arms.
A figura de Martin no comando do evento conseguiu reunir um time de astros perfeito para atrair o público no mítico teatro britânico.
Phil Collins, Eric Clapton, Sting, Elton John e Paul McCartney se uniram a outros músicos para promover a solidariedade por meio da música. Todos abriram mão dos cachês em prol da causa beneficente.
O show foi a última aparição do veterano Carl Perkins, um dos pioneiros do rock, que faleceria meses depois.
Perkins mostrou uma energia invejável ao cantar a clássica Blue Suede Shoes, de sua autoria. Acabou se tornando um registro emocionante para a história da música.
Há, ainda, as apresentações do veterano Jimmy Buffett e do músico Arrow.
Phil Collins canta Take Me Home, de sua carreira solo.
Depois, assume a bateria em quase todas as apresentações.
Eric Clapton toca Same Old Blues e Layla acompanhado de Mark Knopfler, do Dire Straits.
Depois, performa novamente – dessa vez como guitarrista convidado com Knopfler, que mandou a sua Money For Nothing com os backing vocals providenciais de Sting.
Elton John, ao piano, faz Live Like Horses e o seu primeiro hit, Your Song.
Sting canta uma versão acústica de Message In a Bottle, hit da banda The Police.
Paul McCartney fecha a noite com uma versão acústica de Yesterday e um gran finale com o pout pourri do disco Abbey Road (Golden Slumbers/Carry That Weight/The End, com direito a duelo de guitarras com Clapton e Knopfler) e mais Hey Jude, dos Beatles.
Não bastasse isso, ainda fez uma verdadeira jam session com Kansas City, um clássico do rock´n roll com todos presentes no palco.
Music For Montserrat tinha como objetivo principal chamar a atenção para a causa de recuperação da ilha caribenha. Mas acabou entrando para a história também como um dos maiores shows musicais de todos os tempos.
Quando lançado, era um DVD difícil de encontrar. Por sorte, hoje dá pra encontrar os vídeos no YouTube.
https://youtu.be/IKpmnskpVMM
https://youtu.be/fk66C1b3DQI
https://youtu.be/SNcLDLK1RQY
https://youtu.be/PgJQ6LQ8x1E