Engraxate Ngravatado, um coletivo de arte da Baixada Santista
Quatro artistas e um projeto.
O coletivo Engraxate Ngravatado reúne nomes de cenário independente da Baixada Santista e propõe apresentações musicais de seus membros de forma estratégica.
A ideia é aumentar a visibilidade e interagir sempre mais e mais com o público.
Imagem: Divulgação
“Somos quatro amigos que têm carreiras paralelas, com repertórios diferentes e shows separados. Nós começamos com a ideia de um acrescentar no trabalho do outro com colaborações, uma ação que ajude na divulgação e nos outros meios”, explica Anderson Oliveira, um dos integrantes.
Com o tempo, o projeto se tornou algo maior: um coletivo de arte.
Lá no Facebook, a galera do Engraxate anuncia as apresentações e todas as novidades. Pode rolar desde show solo de um dos integrantes com participação de outro até combo de pocket shows na mesma data.
Além disso, o planejamento das carreiras é feito em grupo, de forma estratégica. Sim, eles se reúnem para ajudar a pensar o que o outro deve fazer para melhorar o trabalho.
“Com essa junção, a gente consegue ter a mesma sensação de família que uma banda proporciona, a gente se sente uma família e todos estão envolvidos em todos os processos”, comenta Lessa.
O grupo funciona como o empurrão que às vezes a carreira solo tem. Com o bônus de todos terem total autônoma, o que não aconteceria se fossem um grupo. Legal, né?
Quem faz parte do Engraxate Ngravatado
O Jack é cantor e compositor. Os shows dele são cheios de músicas autorais, no melhor estilo acústico – muita voz e violão, com uma pegada bem intimista. O artista promete lançar seu primeiro EP ainda em 2017 (então fique de olho aqui no Juicy Santos para saber das novidades!).
O Lessa é conhecido dos leitores do Juicy Santos, pois ele já apareceu por aqui com seu trabalho em poesia e composição. Para quem não lembra, ele escreveu Coração de Papel, um livro artesanal e totalmente confeccionado por ele mesmo.
O show do Anderson tem um repertório cheio de músicas brasileiras. Várias delas são autorais, mas às vezes rola cover dos clássicos que a galera sempre pede (toca Raul *risos*). Entre as composições de destaque do Anderson, está a romântica Simples Canção.
Já a violonista Joyce fez parte da Camerata de Violões Brasilis e ganhou o concurso Sousa Lima de SP em 2014. Atualmente, a moça apresenta no violão músicas no estilo fingerstyle e MPB.