Collective Soul mantém a sonoridade intacta
Quem passou pelos anos 90 possivelmente se lembra de uma banda com um hit chamado Shine, que tocou bastante nas rádios de rock alternativo.
O grupo era o Collective Soul, fundado em 1993 nos Estados Unidos.
E os caras continuam com a mesma energia dos anos iniciais em seu mais recente disco, “See What You Started By Continuing“.
A banda conta atualmente com Ed Roland (vocal), Dean Roland (guitarra), Will Turpin (baixo), Joel Kosche (guitarra) e Johnny Rabb (bateria). Ainda que a formação tenha sofrido alterações ao longo dos anos, houve pouca diferença em relação ao som desenvolvido pelo grupo.
O disco começa com as energéticas “This” e “Hurricane”. Não foge a regra do rock alternativo, bem próximo do indie rock. Diria até que o Collective Soul oscila entre o grunge rock e o indie rock em alguns momentos. Mas sempre com um pé no mainstream, o chamado rock de arena, que não deixa de ser referência para os integrantes.
Voltando ao disco, curti bastante as faixas AYTA (abreviatura de Are You The Answer?) e Am I Getting Through, que também mantém o pique mais agitado no álbum. Faixas como Life e Memoirs Of 2005 soam um pouco mais densas, mas somente em alguns momentos. Logo os riffs aparecem e colocam as coisas no lugar correto.
Se você estava sentindo falta do som dos riffs das guitarras do Collective Soul, pode comemorar, pois os caras continuam produzindo um som interessante e descomplicado, como o rock deve ser, por sinal.
Uma edição especial vendida no exterior do disco vem com um CD bônus com regravações de hits da banda feitas em estúdio, incluindo Shine.
[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=VjClZsEbUgE”]
[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=4H43Zq_TsyE”]
[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=mvRJ72tAg94″]