8 compositoras para conhecer melhor hoje!
Aqui no Juicy Santos, duas coisas fazem parte da nossa rotina: encontrar e dar visibilidade a talentos da região e mostrar a mulherada porreta que faz acontecer. Neste sentido, listamos recentemente minas talentosas para quem ama tatuagem e também mulheres de Santos que nos inspiram.
Por isso, ficamos mega felizes em saber que vai rolar a primeira edição do Sonora Festival Internacional de Compositoras em Santos.
Agora, chegou o momento de descobrir compositoras femininas da região para colocar na sua playlist.
GEO está entre as musicistas selecionadas para a primeira edição do Sonora Santos
Afinal, o fim do ano está chegando e essa é uma ótima época para renovar tudo, inclusive a lista de artistas preferidas. Por isso, as minas do Sonora Santos compartilharam com a gente os 8 nomes selecionados para o evento.
No total, foram 30 compositoras interessadas em participar desta edição. A seleção final tem os seguintes nomes:
- Amanda Temponi
- Carla Mariani
- Gabriela Barbara
- GEO
- Guidi Vieira
- Jaque da Silva
- Lari Finocchiaro
- Mel MC
8 compositoras para conhecer melhor
Dito isso, você deve estar curiosx para saber mais sobre essas mulheres, né? Nós também. Por isso, vamos a alguns detalhes sobre cada uma delas. Lembrando que a melhor maneira de conhecer seus trabalhos é assistir aos shows no festival. Então, já anota na sua agenda os dias 20 e 21 de outubro (sábado e domingo).
1. Amanda Temponi
Com uma carreira de mais de 10 anos – como coralista, arranjadora e preparadora vocal – participa dos grupos As Joanas, Mosaico e Grupo Vocal Seis Canta. Já foi integrante do coro da Unifesp, regido pelo maestro Eduardo Fernandes e do Coral Municipal de Cubatão Zanzalá, regido pela maestrina Nailse Machado.
2. Carla Mariani
Cantora há 11 anos, Carla traz em seu repertório canções de artistas consagrados, como BB King, Nina Simone, Etta James, Ella Fitzgerald e Janis Joplin. Seu show é cheio de energia e sentimento, já que a cantora é acompanhada por músicos apaixonados por estes mesmos estilos.
3. Gabriela Barbara
Cantora, musicista e compositora. Sua formação musical iniciou aos 11 anos no projeto vocacional que acontecia no centro de culturas negra do Jabaquara. A cantora passou por diversos espaços de aprendizado musical como, por exemplo: CEMUSC (Centro Musical Santa Cruz), EMESP (Escola Municipal do Estado de São Paulo), Etec de Artes (Escola Técnica de Artes de São Paulo e SP Escola de Teatro.
4. GEO
Aqui de Santos, GEO lançou seu trabalho autoral no começo de 2017. O EP Salva Vidas tem 5 faixas e colocou a santista entre os 500 artistas brasileiros mais ouvidos do Spotify com mais de 1 milhão de streams, ou seja, só música boa.
5. Guidi Vieira
Em 2014, lançou seu primeiro CD solo, Temperos. Em seguida, em 2016, iniciou seu projeto autoral, Outra Língua. Com ele, se apresentou o lado do guitarrista Pedro Costa no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Atualmente, grava os clipes deste projeto, que serão lançados online.
6. Jaque da Silva
Seu trabalho apresenta a diversidade de linguagens artísticas, já que é atriz, cantora, compositora e estuda publicidade. Mas, não é só isso. Além de talento vocal, é instrumentista, pois estuda pandeiro e outros instrumentos percussivos.
7. Lari Finocchiaro
Começou seus estudos musicais aos 15 anos, no Projeto Guri. Neste período, iniciou o grupo vocal Karallargá (2006-2013) e se apresentou em diversos festivais pelo Brasil e centros culturais. Atualmente, cursa o último do curso de canto popular no Conservatório de Tatuí e da Licenciatura em Educação Musical (Universidade Federal de São Carlos).
8. Mel MC
A Mel é rapper e compositora. Atualmente ela está produzindo o clipe de Nova Era, mas é possível assistir o vídeo de Anônimos 2. Além dela, também participam da música Rosa Negra, Caime, Devoe e AfroKing.
Sonora Festival Internacional de Compositoras
Nós já falamos sobre o Sonora aqui no Juicy Santos.
Caso você não se lembre, vamos a um resumo rápido: o festival internacional existe no Brasil desde 2016 e tem o objetivo de visibilizar o trabalho das mulheres que escrevem música. Além disso, o evento também busca dar legitimidade à presença da compositora no cenário musical, estimulando, através da coletividade, o seu fortalecimento no âmbito individual.
Maiores informações sobre o festival estão disponíveis no Facebook