08/03/2018 Por Ludmilla Rossi Equidade

10 Minas de Santos que Nasceram pra te Inspirar

Que essa cidade produz mentes  brilhantes a gente não tem a mínima dúvida. E ficamos muito orgulhosas quando vemos minas de Santos se destacando no Brasil e mundo afora. Nesse post listamos algumas delas para você seguir nas redes sociais e acompanhar o pensamento dessas filósofas, jornalistas, criativas, artistas e santistas ultra inspiradoras.

Fizemos essa lista de 10 minas santistas incluindo um pouco da sua jornada e alguns vídeos marcantes com elas. Vale a pena ver todos e conhecer suas ideias. E se você conhece alguma mina de Santos fantástica que não tá nessa lista, manda pra gente no nosso Instagram ou deixa nos comentários no final desse post. Nós queremos conhecer a biografia, as ideias e os projetos de todas elas.

Aí vai nossa curadoria de 10 mulheres santistas inspiradoras, em ordem alfabética.

Minas inspiradoras

Ana Carolina Bavon

Criadora do Feminaria, Ana Carolina é santista, advogada e hoje ajuda mulheres a planejar, transicionar e avaliar suas carreiras e negócios por meio de um tripé que envolve autoconhecimento, desenvolvimento e gestão e estratégia. Luta pela paridade de gênero na economia, não só pelo ponto de vista poético da coisa, mas também pelo ponto de vista econômico. Ana defende que se aumentarmos a paridade de gênero na economia, adicionaremos 2 trilhões de dólares ao PIB mundial. Dá pra acompanhar os posts da santista no Facebook.

Adriana Carranca

A Adriana tem um currículo de cair o queixo. É jornalista, mestre em Políticas Sociais pela London School of Economics, colunista do Estadão, do O Globo e escreveu os livros livros Irã sob o Chador, O Afeganistão depois do Talibã, além do infantil Malala – A menina que queria ir para a escola. Ela escreve principalmente sobre conflitos, tolerância religiosa e direitos humanos, com aquele olhar especial sobre a condição das mulheres e grande interesse pelo Oriente Médio. Sempre com posts interessantíssimos, a santista cidadã do mundo é bem ativa no Twitter e tem um programa Roda Viva com ela que vale a pena ver.

Dani Junco

A Dani tem uma presença de palco incrível e uma causa melhor ainda: ela é fundadora do B2Mamy, uma aceleradora de mães empreendedoras. Vale acompanhar o Instagram da Dani Junco para saber por onde ela anda. Certamente sempre num evento bacana, palestrando e inspirando outras mulheres. A história da Dani começou quando ela percebeu a dificuldade das mães em voltar para o mercado de trabalho ou se reencontrarem após a primeira infância de seus filhos. Através dos eventos, Dani, sua equipe (também cheia de santistas) e rede de mentoras estão mudando a realidade do empreendedorismo materno no país.

Djamila Ribeiro

A Djamila é mestra em filosofia, pesquisadora e ativista. Em 2017 escreveu o livro O Que É Lugar De Fala?, publicado pela editora Letramento. Djamila é fantástica e pujante ao apresentar suas falas, sempre reforçando importância da multiplicidade de vozes, especialmente das mulheres negras a fim de desenvolverem diferentes olhares e perspectivas. Toda vez que vejo um vídeo dela aprendo muito. Vale segui-la no Facebook e dar o play no vídeo abaixo, da Dja no Saia Justa.

Flávia Durante

A Flávia é jornalista e dona de um dos primeiros blogs que segui, em meados de 2000. Depois de uma longa carreira como jornalista (em revistas consagradas como Trip e Tpm), conciliada com uma grande paixão pela noite e pelo trabalho de DJ, a Flávia cada vez mais começou a se incomodar com as roupas que encontrava. Como uma mulher gorda (ela se identifica dessa maneira para despatologizar os corpos acima do padrão de beleza midiático) ela queria ter mais escolhas. Ao comprar biquínis no verão, começou a receber elogios e ver que outras pessoas se interessaram pelo que ela estava usando. Começou a revender os biquínis e daí pro Pop Plus foi um pulo. Hoje a Flávia é a responsável pelo maior evento de moda plus size do Brasil, além de ser uma das grandes vozes pela diversidade de corpos no país. Vale seguir a Flávia no Instagram e no blog.

Foto de Flávia DuranteFOTO: ROBSON LEANDRO

Graziela Gonçalves

A Grazi é uma das pessoas mais incríveis que conheço, linda por dentro e por fora, com uma história de vida intensa. Sempre muito discreta, Grazi teve sua vida exposta na época em que ficou viúva (ela era casada com Alexandre Magno Abrão, o Chorão). Em 2018 Grazi irá lançar seu livro Se Não Eu Quem Vai Fazer Você Feliz, que será lançado pela Companhia das Letras. Em seu insta, Grazi compartilha imagens maravilhosas de suas aventuras, seus bons momentos, alguns momentos de nostalgia e muita inspiração.

Joyce Fernandes

Joyce Fernandes, mais conhecida como Preta Rara é daquelas que impressionam pelas iniciativas. Rapper, ativista negra e plus size e professora de história, lançou no final de 2015 o seu primeiro EP solo chamado Audácia. Eu a conheci em 2016 quando ela lançou o projeto Eu empregada doméstica, que viralizou horrores e se você ainda não conhece vale a pena olhar o conteúdo e seguir. Joyce mantém um canal no YouTube e é bem ativa em seu Instagram com sua poesia e dia a dia.

Nath Donato

A Nath, ou Chefe de Papinha como é mais conhecida, começou a vida profissional como jornalista. Tudo mudou quando ela engravidou e notou que era uma completa estrangeira na cozinha de sua própria casa. Mais do que uma nova habilidade, a Nath ouviu um chamado e foi fundo se especializando em nutrição infantil e culinária saudável. Alguns anos depois ela já treinou mais de 2000 mães e impactou 2900 crianças, fazendo-as desenvolverem uma relação melhor com a comida desde a introdução alimentar. Segue o Instagram da Chefe de Papinha para acompanhar o que essa mana gera de bom por aí.

Chefe de Papinha

Paloma Sernaiotto

A Loma, como é conhecida na blogosfera, é uma santista que há anos vem compartilhando generosamente conteúdo sobre como produzir conteúdo para blogs com qualidade. Ela já ajudou muitos blogueiros e aspirantes a bloggers. Em seu Instagram ela conta um pouco sobre como é a vida na Coréia do Sul, onde vive atualmente compartilhando um feed bem cheio de inspiração e DIY. Também vale conhecer e acompanhar o blog sernaiotto.com, que é cheio de dicas e conteúdo bacana.

Paloma Sernaiotto

Rosecler Costa

A Rose é mais conhecida por aí como IronMãe, pois ela é uma das raras pessoas no mundo capaz de completar um IronMan, aqueles circuitos malucos onde as pessoas nadam, correm e pedalam por quilometragens infinitas. Não bastante, ela completou o Ultraman, em terceiro lugar geral, que é muito mais infinito que o IronMan e eu juro que já fiquei EXAUSTA só de pensar nisso. Não bastasse esses feitos, a Rose é mãe de dois filhos pequenos, dirige uma van escolar e inspira mulheres por aí com suas palestras. Ela é uma verdadeira aula ambulante sobre como recomeçar e equacionar sua energia para cada pilar da vida. Vale acompanhar essa guerreira no Facebook e no Instagram.

Gostou da  lista?

Se você conhece mais minas de Santos que estão espalhando inspiração por aí, deixa nos comentários. <3

Share Button