Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

13 rolês imperdíveis para apaixonados por livros em Santos

Maio começou com uma notícia triste para os apaixonados por livros em Santos: o sebo e locadora de livros Capítulo Primeiro, no Gonzaga, encerra suas atividades no final do mês.

Apesar dessa perda, Santos ainda é uma cidade que guarda bons rolês pelos apaixonados por literatura. 

Se você é uma dessas pessoas, mas não sabe do que nós estamos falando e deixa seus livros apenas em casa, isso está prestes a mudar!

O Juicy Santos listou os melhores rolês para os apaixonados por livros em Santos. Continue a leitura e encontre desde sebos, livrarias e bibliotecas até boas opções para trocar os títulos que já foram lidos por outros que estão na sua lista de desejos.

Rolês para apaixonados por livros em Santos

juicysantos.com.br - Rolês para apaixonados por livros em Santos

1. Biblioteca Alberto Souza

Essa é a maior biblioteca de Santos. O acervo começou a ser montado em 1929, para uso exclusivo de vereadores e funcionários da Câmara Municipal. E tinha apenas dicionários e obras oficiais. Posteriormente, os títulos da biblioteca particular de Alberto Souza (compradas pelo poder público) complementaram o espaço.

Onde: Praça José Bonifácio, 59, Centro
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

2. Biblioteca da Sociedade Humanitária do Comércio de Santos

São mais de 40 mil títulos disponíveis entre livros raros, jornais para pesquisa, obras didáticas e outros.

Onde: Praça José Bonifácio, 59, Centro
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

3. Biblioteca de Artes Cândido Portinari

Caso você seja apaixonado por arte e ama especialmente o teatro, vai adorar essa biblioteca. Afinal, o espaço abriga mais de 5.500 títulos tombados, 2.200 slides com obras de grandes pintores e mais de 2 mil peças de teatro (!).

Onde: Praça José Bonifácio, 59, Centro
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 18 horas

4. Biblioteca Municipal Mário Faria

Não quer ir até o Centro Histórico? Então pode ir caminhar na praia, pois em Santos tem biblioteca na orla! Uma coisa legal é que, além dos títulos clássicos, lá você também encontra um acervo de autores santistas. Tem desde os que são conhecidos nacionalmente até aqueles com publicações independentes.

Onde: Posto 6, na orla da Aparecida
Onde: de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas e aos fins de semana das 9 às 13 horas

5. Disqueria Música e Literatura

Prefere comprar os livros e bater um papo com amantes de literatura? Então uma visita à Disqueria é o rolê ideal para você. A loja existe há mais de 30 anos e é um point entre os amantes de discos, pois o acervo tem raridades à disposição. Além disso, não falta um bom papo por lá.

Originalmente, a Disqueria pertenceu ao icônico DJ e produtor cultural Wagner Parra. Após seu falecimento, quem cuida do espaço é sua companheira, Claudia.

Onde: Av. Cons. Nébias, 850, lojas 3 e 4, Boqueirão

A cidade também tem as bibliotecas das universidades, confira as regras de cada uma delas!

6. Feirão do Livro

De volta ao Centro Histórico, você encontrará mais um sebo bem grande. O Feirão do Livro vive no mesmo endereço há mais de 20 anos, ou seja, é outra tradição na cidade. Por lá, você pode tanto comprar quanto vender livros. Em outras palavras, dá para levar os seus e já trazer outros para ocuparem o lugar na prateleira. Eles também vendem online, na Estante Virtual.

Onde: Praça dos Andradas, 20, Centro

7. Livraria Coleções

Um diferencial da Livraria Coleções é que, além de vender livros, eles também trabalham com restauração e reencadernação (tanto em couro quanto em percalux). Em outras palavras, você pode encontrar relíquias por lá e aumentar o tempo de vida de livros que ama, mas estão com marcas de uso.

Onde: Av. Conselheiro Nebías, 754, conjunto 2715/2716, Boqueirão

8. Livraria Martins Fontes

Prefere livros novos? Não tem problema, é só ir à livraria Martins Fontes. Na maior livraria da cidade, você encontra desde best sellers até títulos de assuntos mais específicos e livros didáticos. Além disso, o endereço ainda tem itens de papelaria e um atendimento ótimo (pode pedir indicações sem medo).

Onde: Av. Ana Costa, 530, Gonzaga

9. Realejo Livros

Quer títulos de autores da região? Então vá até a livraria de rua mais charmosa da cidade. O acervo tem os títulos lançados nacionalmente e também revistas literárias e as obras da Realejo Edições. São quase 30 livros publicados, entre eles estão, por exemplo, 100 anos – sou mais Briosa e A Orquestra Panapaná.

Dica: um papo com o livreiro José Luis Tahan sempre vale a pena na sua visita à Realejo.

Onde: Av. Mal. Deodoro, 2

+ Maria Valéria Rezende é costureira da imaginação

10. Sesc Santos

Primeiramente, você pode ir ao Sesc Santos para ler. Afinal, o espaço é bem grande e tem cadeiras em locais mega silenciosos e gostosos. Se for sócio, também pode aproveitar a visita para retirar algum dos livros da biblioteca que fica no primeiro andar.

Onde: Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida

11. Travessa da Praia

De volta aos sebos, a Travessa da Praia abriga aproximadamente 20 mil livros. UAU! Os títulos variam entre diversos assuntos, desde literatura nacional e internacional até raridades.

Onde: Av. Pres. Wilson, 1935 (loja 11), José Menino

12 e 13. Livraria Nobel e Saraiva

Para completar a lista, em Santos também estão as livrarias conhecidas nacionalmente. Tanto a Nobel quanto a Saraiva estão em shoppings da cidade e oferecem acervos com títulos internacionais e best sellers. São ótimas opções se acaso você quiser presentear alguém, pois você pedir dicas aos vendedores ou optar por livros que estão fazendo sucesso.

A Nobel fica no Shopping Parque Balneário e a Saraiva, no Praiamar Shopping

Onde trocar livros em Santos

Além disso tudo, você ainda pode dar uma passada na Pinacoteca Benedicto Calixto qualquer tarde.

Desta vez, o objetivo não será apreciar a arte, os jardins ou a gastronomia do bistrô que fica por lá. Mas sim trocar livros, já que o casarão branco é um ponto de troca de livros ligado ao Book Crossing. Basicamente você leva os livros que já leu e leva para casa os que te interessarem.

Para fazer a troca é só passar por lá de terça-feira a domingo, entre as 9 e às 18 horas.

Outro local que disponibiliza livros para troca é o Georgia Café, que fica na Rua Minas Gerais, 85, Boqueirão.

Dica bônus: pra quem ama quadrinhos

Santos tem duas gibitecas pra chamar de suas: a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, na orla da praia (em frente à Av. Conselheiro Nébias) e a Gibiteca do Arte no Dique, na Zona Noroeste.