Clique aqui e confira também nosso tema da semana

13 rolês imperdíveis para apaixonados por livros em Santos

Maio começou com uma notícia triste para os apaixonados por livros em Santos: o sebo e locadora de livros Capítulo Primeiro, no Gonzaga, encerra suas atividades no final do mês.

Apesar dessa perda, Santos ainda é uma cidade que guarda bons rolês pelos apaixonados por literatura. 

Se você é uma dessas pessoas, mas não sabe do que nós estamos falando e deixa seus livros apenas em casa, isso está prestes a mudar!

O Juicy Santos listou os melhores rolês para os apaixonados por livros em Santos. Continue a leitura e encontre desde sebos, livrarias e bibliotecas até boas opções para trocar os títulos que já foram lidos por outros que estão na sua lista de desejos.

Sugestões para você

Rolês para apaixonados por livros em Santos

juicysantos.com.br - Rolês para apaixonados por livros em Santos

1. Biblioteca Alberto Souza

Essa é a maior biblioteca de Santos. O acervo começou a ser montado em 1929, para uso exclusivo de vereadores e funcionários da Câmara Municipal. E tinha apenas dicionários e obras oficiais. Posteriormente, os títulos da biblioteca particular de Alberto Souza (compradas pelo poder público) complementaram o espaço.

Onde: Praça José Bonifácio, 59, Centro
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

2. Biblioteca da Sociedade Humanitária do Comércio de Santos

São mais de 40 mil títulos disponíveis entre livros raros, jornais para pesquisa, obras didáticas e outros.

Onde: Praça José Bonifácio, 59, Centro
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

3. Biblioteca de Artes Cândido Portinari

Caso você seja apaixonado por arte e ama especialmente o teatro, vai adorar essa biblioteca. Afinal, o espaço abriga mais de 5.500 títulos tombados, 2.200 slides com obras de grandes pintores e mais de 2 mil peças de teatro (!).

Onde: Praça José Bonifácio, 59, Centro
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 18 horas

4. Biblioteca Municipal Mário Faria

Não quer ir até o Centro Histórico? Então pode ir caminhar na praia, pois em Santos tem biblioteca na orla! Uma coisa legal é que, além dos títulos clássicos, lá você também encontra um acervo de autores santistas. Tem desde os que são conhecidos nacionalmente até aqueles com publicações independentes.

Onde: Posto 6, na orla da Aparecida
Onde: de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas e aos fins de semana das 9 às 13 horas

5. Disqueria Música e Literatura

Prefere comprar os livros e bater um papo com amantes de literatura? Então uma visita à Disqueria é o rolê ideal para você. A loja existe há mais de 30 anos e é um point entre os amantes de discos, pois o acervo tem raridades à disposição. Além disso, não falta um bom papo por lá.

Originalmente, a Disqueria pertenceu ao icônico DJ e produtor cultural Wagner Parra. Após seu falecimento, quem cuida do espaço é sua companheira, Claudia.

Onde: Av. Cons. Nébias, 850, lojas 3 e 4, Boqueirão

A cidade também tem as bibliotecas das universidades, confira as regras de cada uma delas!

6. Feirão do Livro

De volta ao Centro Histórico, você encontrará mais um sebo bem grande. O Feirão do Livro vive no mesmo endereço há mais de 20 anos, ou seja, é outra tradição na cidade. Por lá, você pode tanto comprar quanto vender livros. Em outras palavras, dá para levar os seus e já trazer outros para ocuparem o lugar na prateleira. Eles também vendem online, na Estante Virtual.

Onde: Praça dos Andradas, 20, Centro

7. Livraria Coleções

Um diferencial da Livraria Coleções é que, além de vender livros, eles também trabalham com restauração e reencadernação (tanto em couro quanto em percalux). Em outras palavras, você pode encontrar relíquias por lá e aumentar o tempo de vida de livros que ama, mas estão com marcas de uso.

Onde: Av. Conselheiro Nebías, 754, conjunto 2715/2716, Boqueirão

8. Livraria Martins Fontes

Prefere livros novos? Não tem problema, é só ir à livraria Martins Fontes. Na maior livraria da cidade, você encontra desde best sellers até títulos de assuntos mais específicos e livros didáticos. Além disso, o endereço ainda tem itens de papelaria e um atendimento ótimo (pode pedir indicações sem medo).

Onde: Av. Ana Costa, 530, Gonzaga

9. Realejo Livros

Quer títulos de autores da região? Então vá até a livraria de rua mais charmosa da cidade. O acervo tem os títulos lançados nacionalmente e também revistas literárias e as obras da Realejo Edições. São quase 30 livros publicados, entre eles estão, por exemplo, 100 anos – sou mais Briosa e A Orquestra Panapaná.

Dica: um papo com o livreiro José Luis Tahan sempre vale a pena na sua visita à Realejo.

Onde: Av. Mal. Deodoro, 2

+ Maria Valéria Rezende é costureira da imaginação

10. Sesc Santos

Primeiramente, você pode ir ao Sesc Santos para ler. Afinal, o espaço é bem grande e tem cadeiras em locais mega silenciosos e gostosos. Se for sócio, também pode aproveitar a visita para retirar algum dos livros da biblioteca que fica no primeiro andar.

Onde: Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida

11. Travessa da Praia

De volta aos sebos, a Travessa da Praia abriga aproximadamente 20 mil livros. UAU! Os títulos variam entre diversos assuntos, desde literatura nacional e internacional até raridades.

Onde: Av. Pres. Wilson, 1935 (loja 11), José Menino

12 e 13. Livraria Nobel e Saraiva

Para completar a lista, em Santos também estão as livrarias conhecidas nacionalmente. Tanto a Nobel quanto a Saraiva estão em shoppings da cidade e oferecem acervos com títulos internacionais e best sellers. São ótimas opções se acaso você quiser presentear alguém, pois você pedir dicas aos vendedores ou optar por livros que estão fazendo sucesso.

A Nobel fica no Shopping Parque Balneário e a Saraiva, no Praiamar Shopping

Onde trocar livros em Santos

Além disso tudo, você ainda pode dar uma passada na Pinacoteca Benedicto Calixto qualquer tarde.

Desta vez, o objetivo não será apreciar a arte, os jardins ou a gastronomia do bistrô que fica por lá. Mas sim trocar livros, já que o casarão branco é um ponto de troca de livros ligado ao Book Crossing. Basicamente você leva os livros que já leu e leva para casa os que te interessarem.

Para fazer a troca é só passar por lá de terça-feira a domingo, entre as 9 e às 18 horas.

Outro local que disponibiliza livros para troca é o Georgia Café, que fica na Rua Minas Gerais, 85, Boqueirão.

Dica bônus: pra quem ama quadrinhos

Santos tem duas gibitecas pra chamar de suas: a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, na orla da praia (em frente à Av. Conselheiro Nébias) e a Gibiteca do Arte no Dique, na Zona Noroeste.

Avatar
Texto por
Jornalista,