Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Curte documentários musicais? Não dá pra perder o festival In-Edit Brasil

  • 1
    Share

Quem ama música normalmente curte assistir documentários musicais.

E já que em Santos tem uma galera talentosa e que só faz sons incríveis, é possível que o Festival Internacional do Documentário Musical entre na agenda de muita gente. Em sua 12ª edição, o evento será online e com a maioria das atrações gratuita.

Já amou? Então coloque na sua agenda: a programação começa hoje (9 de setembro) e vai até o dia 20 de setembro.

O que é o Festival Internacional do Documentário Musical

Conhecido como In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical tradicionalmente acontece em São Paulo. Neste ano, a programação poderá ser acessada de todo o país, já que será online.

juicysantos.com.br - Festival Internacional do Documentário Musical

No total, a programação terá mais de 60 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial. Além disso, ainda rolam as mostras:

  • Panorama Brasileiro;
  • Mostra Portugal;
  • Masterclass com o cultuado diretor inglês Julien Temple;
  • Entrevistas;
  • Debates;
  • Shows exclusivos com Autoramas, Felipe Cordeiro e Flicts.

O público pode acessar a programação através da plataforma do festival (clique aqui) e também do Sesc Digital e SPcine Play. Parte da programação e gratuita e parte custa R$ 3.

E vai rolar a Mostra Internacional de Cinema virtual – se liga na programação

De acordo com a divulgação, toda a receita arrecadada será destinada a trabalhadores da música e do cinema afetados pela pandemia.

O que você vai assistir no evento

Pelo nome, é fácil responder: documentários musicais.

Mas a verdade é que a mostra tem um repertório bem rico e uma programação enorme.

Em resumo, a Mostra Panorama Brasileiro é dividida entre: competição nacional, mostra Brasil, Brasil.Doc e Curtas Brasileiros. Nos quais serão apresentados documentários sobre nomes como, por exemplo, Dorival Caymmi, Pitty e o compositor e violonista Aníbal Augusto Sardinha.

juicysantos.com.br - Festival Internacional do Documentário Musical

Já na programação internacional, foram selecionados 22 filmes inéditos. Entre os destaques, está The Quiet One, de Oliver Murray, versão da história do baixista Bill Wyman, dos Rolling Stones.

Uma novidade nesta edição é a Mostra Portugal. Serão apresentados documentários musicais recentes mais destacados do país.

“Com o forte crescimento da economia portuguesa, a oferta de documentários musicais no país tem crescido como nunca. Para a ocasião, foram selecionados 5 documentários, além da biopic sensação do ano: Variações, que terá sua pré-estreia brasileira no festival”, conta o diretor artístico do In-Edit Brasil, Marcelo Aliche.

Além disso, o evento terá debates e entrevistas exclusivas com diversos diretores do Panorama Brasileiro e do Panorama Mundial, uma masterclass e vários shows especiais, sem plateia, claro.

Clique aqui para conferir os filmes que serão transmitidos e outros detalhes da programação!