Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Vai rolar uma edição do Festival Internacional de Curtas de SP online

  • 1
    Share

Uma verdadeira volta ao mundo aguarda os cinéfilos de plantão.

Afinal, a edição do Festival Internacional de Curtas de SP online terá nada menos do que 212 filmes de 46 países diferentes. Se você já amou essa notícia, anote na sua agenda: o evento acontece entre os dias 20 e 30 de agosto. E pode comemorar, pois o acesso a todos os curtas é gratuito!

Como será o Festival Internacional de Curtas de SP online

Com programação totalmente gratuita, o festival vai usar plataformas digitais para as exibições. De acordo com a divulgação, o público de todo o Brasil poderá assistir aos curtas através do:

Além dos 212 filmes, também estão agendados encontros, debates, masterclass, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours.

juicysantos.com.br - Festival Internacional de Curtas de SP onlineImagem: Reprodução

“Já em março, quando foram estabelecidas as medidas de confinamento social, tivemos que decidir se iríamos manter suas datas tradicionais em agosto e como seria se não pudesse ser presencial”, comenta criadora e diretora do evento.

De acordo com ela, o maior desafio foi conseguir plataformas para as exibições online. Com o problema resolvido, a edição online do Festival Internacional de Curtas de SP promete ser tão boa quanto o público está acostumado. Para isso, o evento é organizado em:

  • Mostra Limite;
  • Mostra Internacional;
  • Mostra Latino-Americana;
  • Programas Brasileiros;
  • Mostra Infantojuvenil;
  • Programas Especiais;
  • Atividades Paralelas.

O que muda nas categorias da edição online do Festival Internacional de Curtas de SP

Em resumo, a mostra Limite é dedicada à experimentação e reinvenção. São apresentados curtas que inovam na linguagem audiovisual sob prismas únicos e originais. Neste ano, há três temas na programação: Brutalismo, O Império da Palavra e Onde Está Todo Mundo?

E também vai rolar Mostra Ecofalante de Cinema online e de graça 

A Mostra Latino-Americana destaca produções de países vizinhos do Brasil como, por exemplo, Argentina, Bolívia, México e Uruguai. E a internacional, por outro lado, tem títulos de todas as partes do mundo.

juicysantos.com.br - Festival Internacional de Curtas de SP online

Em Programas Brasileiros, o público conhece filmes de todas as regiões do país, com vários títulos tendo obtido premiações em festivais nacionais e internacionais. As obras estão divididas entre a Mostra Brasil e a Mostra Competitiva – esta, conta no júri com a atriz Camila Pitanga e com os cineastas Kleber Mendonça Filho e Susanna Lira.

Em 2020, a Mostra Infantojuvenil está dividida em quatro programas: Natureza Fantástica, Volta ao Mundo em Cinco Filmes, Primeiros Amores e Onde é O Rolê.

Por fim, programas especiais exibem 13 obras, realizadas de 2017 a 2019 em países como Senegal, Marrocos, Congo, Quênia e Líbia, entre outros.

Clique aqui para conferir todos os filmes disponíveis

Quais serão as atividades paralelas do Festival Internacional de Curtas de SP online

Segundo a divulgação, um dos destaques é o seminário internacional Conexão USP Kinoforum. O evento terá três mesas, que vão falar sobre:

  • Cinema, Memória e Construção do Futuro;
  • Pedagogia Pós-Pandemia – Como as Universidades Podem Ajudar a Criar um Mundo Mais Justo e Igualitário;
  • Arlindo Machado – Uma Celebração Poética;

Também vai rolar uma webinar sobre curtas-metragens na sala de aula e várias lives. Dá para conferir tudo clicando aqui 🙂