Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Vai rolar Mostra Ecofalante de Cinema online e de graça

  • 1
    Share

A Mostra Ecofalante de Cinema é um dos mais importantes eventos sul-americanos dedicado à temática socioambiental. Por isso, talvez, ele já faça parte da sua agenda, certo? Por aqui, o Sesc Santos costuma receber o festival.

Como tudo em 2020, dessa vez o rolê vai ser online.

Mas ainda assim está imperdível. Então anote: entre quarta-feira (12 de agosto) e 20 de setembro, tem Mostra Ecofalante de Cinema online. De acordo com a divulgação, a edição terá nada menos do que 98 filmes de mais de 24 países.

O que vai rolar na Mostra Ecofalante de Cinema online

Em sua 9ª edição, o evento terá uma programação enorme e cheia de títulos inéditos no Brasil. Quem quiser aproveitar precisa ficar esperto, pois serão 11 sessões diferentes por dia e os filmes ficam disponíveis por apenas 24 horas – sempre a partir das 15 horas da data de exibição.

juicysantos.com.br - mostra Ecofalante de cinema onlineImagem: Reprodução

Mas calma, alguns deles terão até cinco datas diferentes. Ou seja, não precisa maratonar os filmes e perder a hora do home office no dia seguinte, tá?

Quem acessar o site encontrará os títulos divididos entre:

  • Panorama Internacional Contemporâneo;
  • Competição Latino-Americana;
  • Competição Curta Ecofalante;
  • Clássico;
  • Premiados.

Para conferir todos os filmes e também as datas que estarão disponíveis, clique aqui

juicysantos.com.br - mostra Ecofalante de cinema online

Em todas as categorias, os filmes são divididos por temáticas. Em Panorama Internacional Contemporâneo, por exemplo, há títulos que falam sobre ativismo, consumo, economia, emergência climática, povos e lugares, tecnologia e trabalho. A categorias, aliás, traz Patrimônio, longa selecionado para o Festival de Cannes e dirigido por Lisa H. Jackson (vencedora do Emmy).

Também vão rolar entrevistas e formação

Além de todos os filmes, a Mostra Ecofalante de Cinema online também terá uma série de dez entrevistas com diretores internacionais que têm seus filmes nesta edição.

Com condução da jornalista Flávia Guerra, a série já tem confirmados os cineastas:

  • Lisa F. Jackson e Sarah Teale (de “Patrimônio”, México/EUA);
  • Cynthia Wade e Sasha Friedlander (“Vulcão de Lama”, EUA);
  • Fredrik Gertten (“Push: Ordem de Despejo”, Suécia);
  • Jérôme Fritel (“Os Senhores da Água”, França);
  • Marc Pierschel (“O Fim da Carne”, Alemanha);
  • Cosima Dannoritzer (“Ladrões do Tempo”, Espanha/França);
  • Marianna Economou (“Tomates, Molho e Wagner”, Grécia);
  • Jared P. Scott (“A Era das Consequências”, EUA).

Também serão realizados debates virtuais com ativistas, cientistas e especialistas que discutem os temas pertinentes ao festival – e, vamos combinar, mais atuais do que nunca.

Os debates serão realizados sempre às quartas-feiras e sábados.

juicysantos.com.br - mostra Ecofalante de cinema online

Clique aqui para conferir a programação completa da Mostra Ecofalante de Cinema online

Por fim, a programação oferece uma masterclass com Cristina Amaral, responsável pela montagem de filmes de diretores como Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Edgard Navarro Filho, Carlos Adriano, Guilherme de Almeida Prado, Lina Chamie, Denoy de Oliveira, Joel Yamaji e Raquel Gerber, entre outros. De acordo com a divulgação, a masterclass rola em setembro, mas a data e horário a ainda não foram definidos.

Todas as exibições e entrevistas poderão ser acessadas na plataforma Ecofalante. Já os debates serão transmitidos ao vivo no Facebook e no YouTube. Os filmes também poderão ser acessados pela Videocamp e pela SPcine Play.