Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Inscrições de projetos no Valongo Festival Internacional da Imagem 2020

O Valongo Festival Internacional da Imagem é um evento que a gente ama.

Se ele também faz parte do seu calendário, anote: neste ano, o encontro será entre os dias 1º e 31 de julho. Sim, teremos uma edição que vai durar um mês inteiro. Mas calma, falaremos sobre isso mais para a frente. Por enquanto, a grande notícia fica por conta da sua participação.

Inscrições para o Valongo Festival Internacional da Imagem 2020

Se você é artista e quer fazer parte da programação, chegou o seu momento. O Valongo Festival está com três chamadas abertas. As duas primeiras selecionarão artistas e curadores, com trajetórias recentes, para compor o 3º Programa de Residências Artísticas do Festival; e a terceira selecionará projetos da Baixada Santista para integrar a programação.

Em todos os casos, você se inscreve online até o dia 14 de março.

juicysantos.com.br - Inscrições para o Valongo Festival Internacional da Imagem 2020Imagem: Júlia Thompson/Divulgação

Projetos da Baixada Santista

Já que uma das propostas do Valongo Festival é incentivar a produção cultural na Baixada Santista, uma das chamadas vai escolher propostas desenvolvidas na região. De acordo com o regulamento, a seleção compreende todo e qualquer projeto de cunho cultural. Ou seja, você pode inscrever exposições, obras, instalações, mostras, performances, audiovisual e vários outros modelos de trabalho.

Programa de residências artísticas 

Neste ano, além de artistas, o programa também vai oferecer vagas para curadores com trajetórias recentes.

As ações propostas ao longo dessa imersão incluem o acompanhamento do processo de criação com mentores e a realização de atividades em parceria com instituições locais. Todo o time de mentores do acompanhamento são renomados profissionais do circuito da arte, brasileiros e estrangeiros, de forma a contribuir com panoramas mais abrangentes do meio artístico e afim de fomentar intercâmbios e parcerias com instituições ao redor do mundo.

O programa de residência se destina a participantes de todo o Brasil e é inteiramente gratuito. Os resultados serão apresentados na exposição coletiva do VALONGO FESTIVAL 2020, durante todo o mês de julho.