Exposição “Marcas” em homenagem ao Dia da Mulher
Em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8, o Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) recebe a exposição fotográfica “Marcas”, do fotógrafo Alyson Montrezol. A abertura será nesta sexta-feira, às 19h30.
A mostra poderá ser visitada até o dia 2 de maio de 2014, das 9 às 18 horas durante a semana e das 14 às 18 horas aos sábados. O MISS fica no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).
De acordo com Montrezol, o foco da exposição são retratos de mulheres fortes e lutadoras, que apresentam as marcas de uma realidade vivida com sacrifício e dificuldade em seus países. As fotos foram clicadas no Peru, Haiti, Zâmbia e Brasil (nas tribos indígenas Parecis e Nambikwaras), alguns dos países pelos quais o fotógrafo passou ao longo de sua trajetória profissional. Vale ressaltar que as imagens feitas na Zâmbia são de mulheres ruandenses, que moram num campo de refugiados da Zâmbia.
“As fotos revelam a beleza que se esconde na força e na garra dessas mulheres que, mesmo diante de tantas adversidades, se mantém em pé, sustentando a si e suas famílias. São uma verdadeira inspiração”, afirma Montrezol.
As imagens foram tiradas de 1998 a janeiro de 2014 e algumas ainda utilizam a técnica do filme fotográfico. Quem assina a curadoria é o finlandês Jarkko Wickström, mestre em fotografia pela Universidade de Tampere da Finlândia, pesquisa o impacto da fotografia sobre a vida de imigrantes ao redor do mundo.
Eko-Image – No segundo semestre, Alyson Montrezol lançará a exposição Eko-image, de retratos de famílias da Ruanda, fugitivas de guerras, que moram num campo de refugiados da Zâmbia, país localizado na África Central. Ainda neste mês de março, Montrezol fará um pré-lançamento do projeto Eko-Image na Noruega, um dos países que também abrigará a exposição.