Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

A 4ª edição do Valongo Festival Internacional da Imagem está imperdível

Em novembro o Valongo, bairro histórico de Santos, vai será um polo de cultura.

O motivo você já deve imaginar: vai rolar a 4ª edição do Valongo Festival Internacional da Imagem. Antes de mais nada, coloque no seu calendário: a celebração à cultura visual acontece entre os dias 8 e 10 de novembro. Todas as atrações são gratuitas, ou seja, não tem desculpa para ficar de fora.

O Valongo Festival Internacional da Imagem está chegado

Pode-se dizer que o evento já é uma tradição em Santos. Afinal, ele acontece desde 2016 e é aguardado pelo público ávido por programações culturais. Nesse ano quem passar pelo bairro vai encontrar:

  • Exposição;
  • Seminários;
  • Debates;
  • Palestras;
  • Workshops;
  • Residências artísticas e shows.

juicysantos.com.br - 4ª edição do Valongo Festival Internacional da Imagem

Como de costume, o objetivo é criar um espaço singular de vivência. De acordo com os organizadores, o propósito é aprofundar a investigação da linguagem visual contemporânea e o sentido mesmo de imagem, abrindo espaço para a experimentação, a pesquisa e o encontro.

Assim como em 2018, a curadoria do #Valongo19 ficou a cargo de Diane Lima. Para essa edição, a profissional teve como ponto de partida o provérbio “O melhor da viagem é a demora”. Por isso, a proposta do festival de 2019 é ser um resgate de sabedorias.

Programação do 4ª edição do Valongo Festival Internacional da Imagem

A programação completa do evento ainda não foi divulgada. Mas, a gente te dá um spoiler do que vai rolar e você promete voltar aqui para conferir tudo assim que for divulgado, ok?!

Neste ano dois projetos culturais da Baixada Santista foram selecionados para o evento. São eles: a instalação [terra-protótipo] e o projeto Resistência na Quebrada: viagem à memória cultural da Baixada Santista. Em resumo, o primeiro é do Tames Santos  e apresenta um futuro distópico do território do Valongo.  Já o segundo é da artista Litta Afrontite e busca identificar os elementos culturais que compõem a formação identitária e estética das periferias da Baixada Santista.

juicysantos.com.br - 4ª edição do Valongo Festival Internacional da Imagem

Além disso, a programação também terá outros trabalhos cheios de reflexões críticas em ma exposição coletiva. Uma imersão para jovens artistas e uma residência artística.

Em outras palavras, está imperdível. Para curtir o rolê é só colar no Valongo entre os dias 8 e 10 de novembro.

Arte afro-brasileira contemporânea no Sesc Santos

Já que estamos falando de uma opção cultural, vale lembrar que a exposição Pretatitude – Emergência, Insurgência, Afirmação está no Sesc Santos. A visitação acontece até janeiro e, em resumo, é um convite para reconhecer o recorte da produção afro-brasileira contemporânea. Tanto os trabalhos de artistas consagrados quanto de nomes emergentes fazem parte da curadoria.

Entre os trabalhos, estão desde fotografias e desenhos até pinturas, gravuras e esculturas.

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida