Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Verão Sem Fim celebra o surfe no Sesc Santos

Se depender da gente aqui em Santos, vai ser verão pra sempre… E o Sesc Santos preparou uma programação super legal para este finalzinho da estação que mergulha fundo no estilo de vida do surfe. Não é para menos: as origens da modalidade aqui no Brasil estão em Santos. Nessa agenda, tem histórias, filmes, e shows que vão te fazer conhecer ou redescobrir a cultura do surfe.

Bora pegar onda no Verão Sem Fim?

O projeto Verão Sem Fim, do Sesc Santos, acontece entre os dias 21 de fevereiro a 14 de março. O nome, aliás, se inspira em um dos primeiros filmes-documentários de surfe, Endless Summer (Alegria de Verão, título no Brasil, 1966) de Bruce Brown.

Serão exibidos filmes no complexo aquático do Sesc Santos. Isso mesmo: uma sessão de cinema à beira da piscina! E também vão rolar shows de surf music.

Todas as atividades são gratuitas com distribuição de ingressos no dia das apresentações.

www.juicysantos.com.br - surf sesc santos verão sem fim

Exibição de filmes – sempre às quarta-feiras, às 20 horas, no parque aquático

21 de fevereiro
Cisco Araña- LongBoard Bossa Nova
Dir: Robinson Patrício, BRA, 2016, 105’

Primeiro surfista profissional do Estado de São Paulo e campeão paulista e brasileiro de surf, Francisco Alfredo Alegre Araña, ou simplesmente Cisco Araña, tem vasta carreira no esporte como educador físico, atleta e empreendedor. Sua história é o enredo deste documentário que exibe o estilo clássico do atleta sobre o longboard e vai além, abordando a coordenação de escolas públicas de surf onde Cisco coordena o projeto de inclusão social, estendendo a prática do esporte, gratuitamente, a crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais.

28 de fevereiro
Tá Dando Onda – Surf’s Up
Dir: Ash Brannon, Chris Buck, EUA, 2007, 85’

Cadu Maverick é um jovem pinguim, que tem o lendário surfista Big Z como ídolo. Um dia ele decide deixar sua família e sua cidade, Shiverpool, na Antártida, para participar do Big Z Memorial Surf Off, um torneio de surf realizado na ilha Pen-Gu. Cadu acredita que caso vença o torneio ganhará respeito e admiração, seu grande sonho. Mas lá ele conhece um veterano surfista chamado Grego, com quem aprende que o campeão nem sempre é aquele que chega em 1º lugar nas competições.

6 de março
A Onda dos Sonhos
Dir: John Stockwell , GER, EUA, 2002, 104′
Elenco: Kate Bosworth, Michelle Rodriguez, Matthew Davis

Anne Marie está decidida. Ela sabe surfar e está disposta a provar. Um dia vencerá o Pipe Master, competição dominada pelos homens e uma das mais perigosas e agressivas do mundo. Com a ajuda de suas melhores amigas ela põe toda sua energia e coragem para viver sua paixão e realizar seus sonhos. Até que conhece Matt e seu equilíbrio começa a balançar… Assuma o risco e encare a fúria.

13 de março
Coragem de Viver
Dir: Sean McNamara, EUA, 2011, 106’
Elenco: AnnaSophia Robb, Dennis Quaid, Helen Hunt

Baseado na história verídica de Bethany Hamilton uma surfista norte-americana que, aos 13 anos, sobreviveu a um ataque de um tubarão, tendo perdido o seu braço esquerdo, mas conta com o apoio dos pais, da melhor amiga Sarah e dos fãs para voltar a cair na água.

*Retirada de ingressos no dia, a partir das 10h.
**Para curtir dentro da piscina é necessário credencial plena, traje de banho e exame dermatológico atualizado.

Música – sempre às quintas-feiras, às 20 horas no auditório

DJ Miss Wild – Isabela Casalino abre as apresentações das bandas
De 22/02 a 14/03. Quintas – 18h30

Miss Wild iniciou a carreira em 2009, tocando em várias festas e lugares como CB, Astronete, Alberta #3, Mandíbula, BrewDog, Celeiro, e em turnês na Espanha e Itália.

22 de fevereiro
Mad Haoles – O Som do Surf

A banda de surf music Mad Haoles surgiu em 2017, a partir da ideia do guitarrista e compositor Anselmo Prandoni de propor uma releitura do clássico surf rock de Dick Dale, The Ventures, The Surfaris, e da música havaiana. Com o baixista e produtor musical Dinho Garcia, foram gravadas 10 músicas autorais instrumentais.

29 de fevereiro
The Gasolines – Nas Ondas dos Gasolines

The Gasolines chegam para celebrar 30 anos de carreira, com o show autoral de surf music, cheio de referências musicais que passam pelo jazz, latinidades, baião, música oriental e até surf samba.

7 de março
Ted Boys Marinos – A Surf Music na crista das ondas

Em uma fusão sonora diversificada que transcende os limites musicais, a banda instrumental transporta os ouvintes por um emocionante caleidoscópio de paisagens sonoras. Inspirada pelas vastas possibilidades do surf rock, western, sci-fi e música folclórica étnica, essa formação musical única oferece uma experiência auditiva que vai além dos limites convencionais.

14 de março
Johnny Crash Quartet & Grupo Kaulike’ Uhane – A Guitarra Havaiana de Johnny Crash

A apresentação é uma imersão à história da polinésia antiga, mais especificamente à cultura encontrada nas ilhas do Havaí no final do século XIX, início do século XX. Usando um instrumento bem característico, o Lap Steel, conhecido também como guitarra havaiana, Johnny Crash irá apresentar ao público canções populares do Havaí antigo além swings da região oeste dos Estados Unidos (western swing).

*Retirada de ingressos no dia, a partir das 17h30.

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida . Para mais informações, consulte o Instagram do Sesc Santos.