Carnaval 2015 no Sesc Santos
Os grandes nomes das marchinhas de Carnaval estão mais vivos do que nunca!
Neste ano, o Sesc Santos homenageia Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Braguinha, Lamartine Babo, Silas de Oliveira, entre outros em seu especial de Carnaval, intitulado Carnaval por seus compositores.
As obras famosas desses artistas incríveis, conhecidas e amadas por diferentes gerações, serão resgatados a partir de sábado (14 de fevereiro), para a alegria do público. O clima vai ser de Carnaval das antigas, no estilo dos clubes e da rua.
A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
Leia também:
Marcinhas de Carnaval modernas
Doe sangue antes do Carnaval
Os espetáculos acontecem sempre às 18 horas, com retirada de ingressos no dia do espetáculo, a partir das 10 horas na bilheteria do Sesc Santos.
O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.
Veja a programação do Carnaval 2015 no Sesc Santos:
Sábado (14)
“Oh abre alas! – As obras de Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa e Cia”
No ano de 1899, é lanchada a primeira música feita exclusivamente para o carnaval no Brasil, a marchinha: “Oh abre alas”, da maestrina Chiquinha Gonzaga. A partir de então, surgem compositores, como: Noel Rosa, Joubert de Carvalho, André Filho, Jararaca entre outros pioneiros que serão apresentados neste show de abertura do Carnaval do Sesc Santos.
Domingo (15)
“Yes, nós temos bananas! – As obras de Braguinha, Lamartine Babo e Cia.”
As décadas de 30 e 40 ficaram conhecidas como “a Era das Marchinhas”. Elas sobreviveram por um longo tempo, até o início dos anos 60. Nesse espetáculo, várias obras de Braguinha e Babo serão executadas, além, de outros compositores por eles influenciados que criaram marchas até o início dos anos 80.
Segunda-feira (16)
“Agora a batucada já vai começando! – As obras de Assis Valente, Silas de Oliveira e Cia.’’
Esse show é dedicado a alguns dos principais compositores de samba e suas obras inesquecíveis. O samba na década de 60 passou a ocupar definitivamente o lugar das velhas marchinhas populares de carnaval nas rádios, nas gravadoras de discos e na recente televisão. Surgem novos talentos e o ritmo assume a preferência popular no país.
Terça-feira (17)
“Varre, varre vassourinha! – As obras de Caetano Veloso, Moraes e Cia.”
O frevo surgiu em Recife-PE no século XIX e já era um conhecido ritmo do carnaval brasileiro. Esse show é dedicado ao ritmo nordestino e suas adaptações ao longo dos anos. Em 1950, na cidade de Salvador, surgiu o trio elétrico com Dodô e Osmar após tocarem na caçamba de um antigo caminhão. O trio elétrico conheceria sua transformação em 1979, quando Moraes Moreira adicionou o batuque dos afoxés à composição.