Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

7 jeitos diferentes de usar o café para conhecer no Santos Café 2019

Que o santista é um verdadeiro apaixonado por café nós já sabemos.

Do museu que conta a história do grão até as inúmeras possibilidades de cafeterias pra todos os gostos e bolsos, o Juicy Santos não se cansa de provar por A + B esse amor.

Então, claro que nós estamos animadíssimas pro festival Santos Café 2019, que rola entre os dias 5 e 9 de julho.

O Centro Histórico da cidade vai ficar com cheirinho de café fresco e super movimentado com diversas atrações. Degustações, oficinas gastronômicas, shows e atividades para as crianças vão rolar pra deixar seu fim de semana prolongado ainda mais legal.

Embora o café faça parte do nosso cotidiano (inclusive, estou tomando um quentinho enquanto escrevo essa matéria!), há usos curiosos e inusitados para o grão que mesmo os maiores fãs da bebida desconhecem. E a oportunidade de revelar essas curiosidades acontece justamente no Santos Café 2019.

www.juicysantos.com.br - santos café 2019 oficinas

Veja 7 jeitos diferentes de usar café que você vai aprender no festival

1. Maionese de café

O chef Júnior Monteiro, do Restaurante-Escola Estação Bistrô, elaborou uma receita de maionese sem gemas e que utiliza o café solúvel. Leva alho, mostarda, sal e açúcar, além do óleo para emulsionar.

2. Molho de barbecue com café

Outra invenção do chef do Estação Bistrô substitui o molho inglês por açúcar mascavo e café. O sabor defumado desse tipo de molho se contrapõe ao toque adocicado, perfeito para combinar com carnes.

E você vai poder aprender a preparar as receitas com o próprio Júnior, na oficina gastronômica Sticks de Frango com Molho Barbecue de Café e Maionese de Café.

Vai ser no dia 7 de julho (domingo), às 11 horas, no Museu do Café. Mas não esqueça de fazer sua inscrição.

www.juicysantos.com.br - oficinas do santos café usos diferente para o café oficina de geleia de caféFoto: Isabela Carrari

3. Geleia de café

Outra delícia surpreendente é a geleia de café, que vai bem com torradas ou até no acompanhamento de carne de porco.

A nutricionista Hélida Ventura Barbosa Gonçalves e a gastrônoma Mirele Cunha Pereira, ambas do Senac Santos, ensinam o pulo do gato no dia 6 de julho (sábado), às 15 horas.

4. Cosméticos com café

O ingrediente ajuda a limpar e esfoliar a pele, pois tem ação antioxidante.

Além disso, a cafeína está presente em vários produtos anticelulite e antigorduras. Ou seja, ajuda na redução de medidas.

A farmacêutica esteta e cosmetóloga Isabel Coelho vai ministrar, durante o festival, a oficina gratuita Café, tratamento de beleza. Gostou? Então marque o dia 9 de julho (terça-feira), feriado, na agenda. Começa às 15 horas, no Museu Pelé.

Ah, um detalhe: quem for participar precisa levar, no dia, borra de café, óleo de amêndoas, sabonete líquido e iogurte natural, além de recipientes para embalar os produtos a serem preparados durante a oficina.

5. Retratos com pigmentos de café

O café solúvel diluído vira pigmento na oficina de Kléber Nunes.

Ele vai mostrar como pintar retratos em papéis especiais nos dias 6, 7 8 e 9 no Arcos do Valongo. Anote os horários: das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

6. Artesanato com café

Na decoração de objetos ou como protagonista da pintura de cerâmicas e quadros, o café é o tema de uma exposição com obras de 34 artesãos durante o Santos Café 2019.

Você vai poder ver essas artes, sob curadoria de Denise Gouveia, no Arcos do Valongo, sempre das 10 às 18 horas.

7. Drinques com café

Aí sim: dá pra misturar café com seu destilado favorito pra tomar bons drinks!

O segredo dos coquetéis com café está no equilíbrio de doçura, acidez e café de boa qualidade.

A barista Nina Rodrigues criou o Apple Coffee, que leva xarope de maçã verde, soda limonada, café e gelo. E você vai poder aprender como fazer na oficina do dia 8 de julho (segunda-feira), às 11 horas, no Museu do Café.

Inscrições para oficinas do Santos Café 2019

Não esqueça de que, para fazer as oficinas, você tem que se inscrever no hotsite do festival.