Oficina de Crítica para Novas Mídias no Sesc Santos

Entre todas as coisas que a internet mudou desde que passou a ser presente nas nossas vidas, está a crítica. Hoje, uma obra cultural que antes só poderia ser avaliada na mídia tradicional – e nas mesas de bar -, passa pelo crivo de milhares de pessoas em tempo recorde.

www.juicysantos.com.br - oficina de crítica cinemaqui

E é essa a questão que o jornalista Vinícius Carlos Vieira, do site Cinemaqui (nosso parceiro na agenda de fim de semana), vai abordar na Oficina de Crítica para Novas Mídias, que acontece em julho no Sesc Santos.

“Depois de décadas e décadas (na verdade centenas de anos) que todo o material de crítica, análise e discussão imperava sozinho nas mídias físicas como jornais, livros e revistas, o final do século XX não só chacoalhou essa certeza, como preparou o mundo para uma nova e avassaladora mídia: a Internet.

Infelizmente, a facilidade de encontrar seu público não foi de encontro com a qualidade do material popularizado. O resultado disso é um espaço vasto a ser conquistado, mas uma briga hercúlea para ser encontrado, e a única arma dessa batalha acaba sendo o conteúdo de qualidade”, explica.

O curso tem 3 dias de duração, sendo os dois primeiros sobre a parte tecnica e histórica da crítica e o terceiro, separado para discussão e análise do material criado pelos próprios alunos.

A oficina é gratuita e acontece nos dias 10, 11 e 17 de julho, no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento da unidade ou pelo e-mail [email protected] (enviar nome e RG). 

Mais informações no evento no Facebook

A grade tem como pontos principais:

-História da crítica
-Formação do profissional
-Estrutura
– Diferenças do material focado em cinema, games, quadrinhos, livros e séries de TV
– Como escrever uma crítica
– Como divulgar (blog, redes sociais, mailling)
– Erros comuns
– Exemplos
– Análise do material escrito por alunos