Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Viva Pagu, uma homenagem às mulheres santistas

Miga, vem cá.

Deixa esse bofe em casa no sábado e vem com a gente celebrar sua maravilhosidade no Viva Pagu. Larga o filho com o pai (ou pode trazer todo mundo!) e chega mais pra encontrar outras mulheres porretas nesse evento que homenageia nossa musa do Modernismo e todas as que vieram antes e depois dela.

Dia 3 de dezembro, das 14 às 21 horas, é dia de falar sobre o empreendedorismo feminino e a presença delas nas mais diferentes manifestações culturais.

Ao longo do dia, 45 expositoras vendem seus produtos artesanais – ou seja, ótima oportunidade pra já adiantar a lista de Natal.

Junto com a feira, o Viva Pagu terá uma programação de apresentações culturais e bate-papos com mulheres em evidência na região, pra falar de cinema, jornalismo, política e maternidade, entre outros.

juicybazar-160

O Juicy Santos estará por lá às 15 horas, no painel sobre Empreendedorismo, e às 20 horas, na discussão sobre Mulheres e o Jornalismo.

“O crescimento do empreendedorismo feminino tem funcionado como ferramenta de equiparação de direitos entre os sexos, na medida em que, ao galgarem posições cada vez mais relevantes no mundo dos negócios, elas passam a reivindicar seu reconhecimento como personagens participantes do crescimento econômico”, comenta Betinho Neto, do QG Sanatório, realizador do evento em parceria com a Macabea Acessórios, de Fernanda Gonzaga.

Parte da renda do evento será revertida ao Instituto Neo Mama, que também estará por lá falando sobre a importância da prevenção da doença.

O Centro Cultural Patrícia Galvão e o Museu da Imagem e do Som (MISS) ficam na Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

www.juicysantos.com.br - viva pagu

Veja a programação completa do Viva Pagu:

ESPAÇO PAGU :: Área de Convivência do Pátio Pagu (Piso Térreo)

MISS :: Museu da Imagem e do Som

14h / ARTES VISUAIS – MISS: Abertura da Exposição Fotográfica
“Do ventre à lente – uma exposição sobre parir, nascer e renascer”
Com imagens de Camila Siqueira, Evelyn Angel, Viviane Pepice e da Larissa Reis
Exposição sobre o parto humanizado e visa mostrar para o mundo, principalmente para as brasileiras, o quanto é gratificante o parto natural.

14h / ARTES VISUAIS – ESPAÇO PAGU: Lançamento da Revista Sanatório Geral
A publicação traz textos de Flavia Saad, Thays Lyra e Anna Carla a respeito do tema MULHER, além de entrevista com a artista visual ativista Elisa Riemer da jornalista Raquel Alves com a artista visual FIXXA de Raquel Rollo e outros projetos de mulheres neste segmento. Já Nara Assunção assina o perfil de 10 mulheres empreendedoras

14h15 / BATE-PAPO – MISS: A mulher e arte visual. Com Monica Mathias, Márcia Okida e Carolina Feijó.
Monica Mathias é formada em Desenho Industrial, com especialização em Comunicação Visual e pós-graduação em Propaganda e Marketing. Atua desde 1989 à frente do 3D Design Estúdio Comunicação & Eventos. Márcia Okida é designer gráfico, professora universitária e pesquisadora das cores. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Produção Multimídia da Unisanta. Caroline Feijó é ilustradora, especializada em fanarts (personagens de filmes, séries e jogos). Expõe seu trabalho em férias e em sua loja online.

15h / BATE-PAPO – MISS: A Gestora Mulher: Como mulheres gerenciam empresas/eventos e como o mercado as enxerga. Com Livia Scapuccin, Aline Tolloti e Ludmilla Rossi
Livia Scapuccin é sócia do escritório Santana Scapuccin Arquitetura Design Interiores e da marca de camisetas Santo de Casa, além de realizadora do projeto cultural emBAZAR. Aline Tolloti é professora, costureira, diretora criativa na marca Na Casa Dela Tinha e idealizadora do projeto O Coletivo. Ludmilla Rossi trabalha no desenvolvimento da Mkt Virtual, que oferece soluções em comunicação digital, onde já conquistou mais de 50 prêmios.

15h30 / MÚSICA – ESPAÇO PAGU: Modernage
A banda recorre ao swing abrasileirado para mostrar todo calor, gingado e atitude que vem das mulheres, trazendo um som moderno e original, com influências soul, pop/rock e reggae.

16h / BATE-PAPO – MISS: A mulher no cinema e no teatro atual, qual é seu papel? Com Raquel Pelegrini, Iasmin Alvarez e Rosane Paulo.
Raquel Pelegrini tem formação em jornalismo e 24 anos de atuação no audiovisual, como diretora, documentarista, professora universitária e diretora técnica do Curta Santos. Iasmin Alvarez é diretora, roteirista, montadora, sound designer e produtora; com formação em letras, cinema e audiovisual, é uma das idealizadoras da Mostra das Minas; Rosane Paulo é atriz e diretora, com trabalhos em TV (Terra Nostra), teatro (em cartaz com Abajur Lilás) e cinema, em elencos de curtas e longas-metragens, como Querô.

16h30/ ARTES VISUAIS – MISS: Exibição do Curta “Severinas” de Eliza Capai
Sinopse: Titulares do Bolsa Família, as sertanejas estão começando a transformar seus papéis na família e na sociedade do interior do Piauí, libertando-se da servidão ao homem, milenar como a miséria.

16h45 / TEATRO INFANTIL – ESPAÇO PAGU: “É Doce ou Salgado?” – Coletivo Sanatório Geral
Sinopse: A Rainha Açúcar e a Rainha Sal entram em guerra no Reino da Comida para que todos os alimentos e temperos decidam se são salgados ou doces. Pimenta luta para que cada um seja o que bem quiser. Ora denominando-se do sexo masculino, ora do feminino, ela trava uma luta árdua em defesa da igualdade e liberdade de escolha dos súditos.

17h / BATE-PAPO – MISS: Prof. Carlos Amaral – “A esperança não deve morrer”
Carlos Amaral relata suas experiências como naturopata, homeopata, biotrofólogo, homotoxicologista, fitoterapeuta, iridologista, hipnólogo e radiestesista. Também é escritor e colunista.

17h30 / MÚSICA – ESPAÇO PAGU: Banda Hannah
Na ativa e na estrada, a banda mergulha em sons experimentais, rock psicodélico, stoner rock, world ́s music, jazz, blues, doom/black metal, dark folk, percussão e espiritualidade/natureza.

18h / BATE-PAPO – MISS: A transformação da mulher em mãe, com Partejar Santista e Maternas Criativas
Partejar Santista é um coletivo de famílias, mulheres, mães, que lutam pela humanização do parto e nascimento, em repúdio à violência obstétrica. Maternas Criativas é o primeiro bazar organizado por um grupo de mães empreendedoras da Baixada Santista.

18h30 / TEATRO ADULTO – ESPAÇO PAGU: “Monólogos da Vagina” – Direção de Liliane São Paulo.
Baseada no livro “The Vagina Monologues”, da americana Eve Ensler, a cena aborda, de maneira bem humorada, direta e livre de preconceitos, uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade, mostrando que é, ao mesmo tempo, uma fortaleza.

20h / BATE-PAPO – MISS: A mulher no jornalismo, com Flavia Saad, Carlota Cafiero e Nara Assunção
Flávia Saad é jornalista, com passagens por A Tribuna, Capricho e Dieta Já; atualmente é sócia e editora de conteúdo do Juicy Santos. Carlota Cafiero é jornalista com especialização em História da Arte, com passagem pelo Correio Popular (Campinas) e A Tribuna; Nara Assunção é jornalista, fotógrafa e professora universitária, atuando no semanário Boqueirão News e no Lobo Estúdio Fotográfico.

20h/ MÚSICA : ESPAÇO PAGU: ANDANÇA
O Projeto ANDANÇA presta homenagem a artistas da música através de DJ e de músicos da região. Uma apresentação surpresa está sendo preparada para VIVA PAGU.

21h / BATE-PAPO – MISS: A mulher na formação educacional e social de jovens. Com Antoniela Couto, Mariana Sposati e Thalita Afonso.
Antoniela Couto é produtora cultural, com trabalhos junto ao Grupo Orgone de Arte e projeto Querô na Escola, desenvolvendo um trabalho de formação e multiplicação de conhecimento. Mariana Sposati é pedagoga e foi roteirista e diretora do documentário “Você só da Aula?”. Thalita Afonso é formada em Radio e TV, atua como educadora da equipe Querô na Escola.

21h30 / ARTES VISUAIS – MISS: Exibição de Curtas do “Quero na Escola” com a temática feminina e do documentário em curta-metragem “Você Só da Aula?”, de Mariana Sposati.