20/02/2018 Por Victória Silva Cinema

Santos Film Fest 2018 está confirmado

Em um ano órfão de Culturalmente Santista e Santos Comic Expo, uma boa notícia para os leitores do Juicy Santos que são apaixonados por cinema e iniciativas que promovem a arte e o diálogo pela cidade.

O Santos Film Fest 2018 está confirmado!

Anota aí na sua agenda: a terceira edição do evento acontece no período entre 27 de agosto e 3 de setembro. E tem muitas novidades programadas pro Santos Film Fest 2018. 

22499047_1475690255843997_7600318743118127463_oImagem: Thainara Macedo/Divulgação

O que vai rolar

Em 2018, um dos homenageados será o crítico santista Rubens Ewald Filho, que receberá o troféu Luciano Quirino –  que reverencia o ator santista que hoje trilha carreira nacional em cinema, TV e teatro e foi o patrono da segunda edição do evento.

A programação contará, ainda, com uma exposição do acervo pessoal de Rubens Ewald com, entre outras coisas, os primeiros cadernos nos quais costumava anotar suas impressões sobre os filmes. Também serão exibidos alguns de seus longas preferidos.

Agenda 2030 da ONU

Uma das novidades é que, neste ano, além da programação já tradicional, o festival abrirá inscrições para curtas, médias e longas metragens cujas abordagens tenham relação com a Agenda 2030 da ONU, tema da mostra. onuImagem: Reprodução

Em 2016, o festival levou ao público 17 filmes; no ano seguinte, foram 34. Em 2018, o objetivo é melhorar ainda mais a programação em qualidade e quantidade. Para este ano, o evento também investirá nas exibições de filmes de baixo ou zero orçamento, visando promover a produção verdadeiramente independente nacional.

Em breve será anunciado o período de inscrições, então fique de olho no Juicy Santos para saber todos os detalhes 🙂

“Nossa vontade é expandir o cinema. Não apenas para quem estuda ou produz, mas também a população em geral. Faremos, novamente, sessões infantis na rede pública, e pretendemos realizar exibições para pessoas portadoras de deficiência física”, explica o organizador do projeto, André Azenha.

Para completar, o festival realizará um intercâmbio com uma Cidade Criativa em Cinema pela Unesco, que será definida em breve. O objetivo é exibir filmes dessa cidade e enviar filmes do festival para que sejam exibidos lá e, quem sabe, reunir alunos de cinema de ambos os municípios para a produção de um videoclipe em conjunto.

E tem muito +

O festival celebrará o aniversário e também os 40 anos do lançamento do clássico Superman, o Filme com mostra especial de filmes e animações do personagem, oficina de desenho e exposições, além de debates sobre sua relevância para a cultura pop e a sétima arte.

Estão confirmadas atividades como as oficinas formativas, a Virada Cinematográfica com café da manhã, bate-papos e palestras com profissionais experientes da área e as exibições de filmes clássicos e cults, visando valorizar a história do cinema.

Entre os temas debatidos, sabemos que os assuntos envolvem representatividade das mulheres no audiovisual; processo de distribuição de filmes no mercado; as transformações do segmento, com as recentes plataformas de exibição como o vídeo sob demanda e o streaming.

Toda a programação é gratuita e acontecerá em diversos espaços. 

Share Button