Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Bate-papo com Carla Caffé e Carmem Silva em Santos

Uma reunião acontece no Hotel Cambridge.

A pauta do encontro é a reintegração de posse do espaço, concedida por uma juíza. Ali estão refugiados do Congo, Colômbia, Palestina e até do próprio Brasil. Por isso, não demora para a discussão ser: quem, entre eles, tem mais direitos?

Esse é um dos momentos do filme Era o Hotel Cambridge. Não só do filme, mas também do livro – que não deixa de ser uma HQ, com entrevistas e ensaios. Ambos estarão disponíveis para o público santista no sábado, 15 de julho, a partir das 15 horas.

ERA-O-HOTEL-CAMBRIDGE-ValeImagem: Reprodução

Nessa data, o Sesc Santos exibe o longa e faz o lançamento regional do livro. O evento tem a presença confirmada de Carla Caffé e Camem Silva (líder da Frente de Luta pela Moradia), responsáveis pelas obras, para um bate-papo com o público.

As obras

O livro nasceu de uma junção entre arquitetura, cinema e educação.

Essa mistura é responsabilidade da arquiteta e diretora de arte Carla Caffé. Foi ela quem registrou a experiência pedagógica e artística da autora em parceria com alunos do curso de arquitetura da Escola da Cidade. Essa experiência explorou todas as fronteiras e desenvolveu cenários, desenho dos figurinos e a direção de arte do filme.

O longa (uma produção Aurora Filmes) é uma ficção que se passa inteiramente dentro do edifício Cambridge – hotel de luxo na década de 1950. O prédio ficou abandonado durante anos até ser ocupado pelo movimento Frente de Luta por Moradia (FLM), em 2012.

Já o livro utiliza a linguagem de história em quadrinhos e retrata o processo de pré-produção do filme, em que os alunos de Arquitetura puderam conviver intensamente com os moradores do edifício e desenvolver o projeto cenográfico de forma a também equipar os espaços de convivência dos residentes com melhorias arquitetônicas que poderiam ser deixadas no local.

Vai lá

Ficou interessado em conhecer melhor essas obras e conversar com as responsáveis por isso?

Então não perca essa chance: dia 15 de julho (sábado), às 15 horas, no Sesc Santos. A atividade é gratuita, mas se você quiser voltar com o livro pra casa leve a carteira.

Vale lembrar que o evento não é recomendado para menores de 12 anos.

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.