Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Desconstruindo uma Epopeia: nova exposição temporária do Museu do Café

Mais um motivo para visitar o Museu do Café: a nova exposição temporária, intitulada Desconstruindo uma Epopeia, irá viajar pela obra de Benedicto Calixto.

A mostra tem início nesse sábado (23 de julho), às 11 horas e a data de encerramento ainda não foi definida (segundo informações passadas pela equipe do museu, deve ficar disponível entre 4 e 5 meses).

Durante esse período, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e fazer uma leitura critica do vitral A Epopeia dos Bandeirantes, uma das peças mais lindas do museu.

Para isso, a curadoria desfragmentou as informações contidas na peça em várias camadas – uma forma bem legal para os visitantes entenderem o processo feito por Calixto, há mais de 90 anos.

A epopeia dos Bandeirantes

Acompanhado por um facilitador, o público faz uma análise completa do vitral, evidenciando o material e técnica, linguagem simbólica e o contexto (localização e tempo) em que foi criado.

Leia também:
Sorvete de café do Museu do Café

Você sabia que Calixto criou o desenho sob medida para o palacete da Bolsa?

O vitral foi restaurado há pouco tempo e, por isso, será possível visitar um pequeno ateliê cenográfico com mock-ups de ferramentas utilizadas pelos profissionais.

Legal, né? Quem ficou com vontade de ir ao Centro Histórico visitar a exposição pode fazer isso de terça a sábado das 9 às 17 horas, e aos domingos entre 10 e 17 horas. Os ingressos para visitação custam R$ 6, com gratuidade aos sábados.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico.