20/04/2018 Por Victória Silva Agenda de Santos e região, Para visitar

5 Motivos para ir à mostra do Museu da Língua Portuguesa em Santos

O Museu da Língua Portuguesa é um daqueles lugares que todo mundo precisa conhecer.

Por isso, praticamente todas as escolas têm excursões para esse destino. Aliás, tinham… desde 2015 o equipamento está fechado por conta de um incêndio que afetou a estrutura da Estação da Luz :(

E se a gente te disser que tem Museu da Língua Portuguesa em Santos?

Na verdade nós já contamos que a Estação da Língua, exposição itinerante, fica no Museu do Café até o dia 5 de maio. A estrutura convida o público a embarcar em uma viagem pela história da nossa língua e o Juicy Santos fez uma visita para te contar se vale a pena ir até o Centro Histórico conferir o material que desceu a serra.

Nós listamos 5 motivos para ir à mostra do Museu da Língua Portuguesa em Santos. Dá uma olhada e vai lá:

Museu da Língua Portuguesa em Santos (7)

Nostalgia

Já na entrada da mostra nós temos um ar super nostálgico – seja pelas crianças com uniforme da escola que foram visitar o Museu da Língua Portuguesa em Santos ou pela decoração e as instalações que vieram para a cidade. É tudo super parecido com o que ficava na Estação da Luz mas, ao mesmo tempo, cheia de novidade.

Outra vantagem bacana: a entrada é gratuita 😉

Linha do tempo

Uma das primeiras paradas é uma linha do tempo que nos lembra a história do Brasil e a língua portuguesa: como ela chegou e foi implementada no país. Vemos desde a chegada dos portugueses até o tempos atuais (com a internacionalização do vocabulário) em detalhes bem interessantes.

Palavras derivadas

Outro ponto bacana que a instalação do Museu da Língua Portuguesa em Santos nos oferece é uma apresentação multimídia de palavras que fazem parte do nosso cotidiano e vieram de outras línguas. Tem palavras derivadas do espanhol, francês, línguas africanas e indígenas, latim e outro dialetos.

O interessante é que são palavras simples, que você encontra, inclusive, nessa matéria do Juicy.

Leia também:
10 motivos para visitar o Museu da Pesca
Mais de 160 obras barrocas do Museu Afro Brasil em Santos

Famílias linguísticas

Sabe aquela pergunta das crianças sobre a quantidade de idiomas diferentes? Nesse momento da exposição você finalmente vai entender de onde vem cada um deles e as razões de serem tão diferentes entre si.

Diferentes sotaques

Em dois momentos os sotaques são destaque na mostra do Museu da Língua Portuguesa em Santos.  No primeiro vemos pessoas de diferentes países falantes do português lendo um texto e como a pronuncia muda em cada um deles (aliás, você sabe quantos países têm o português como língua oficial?) e em outros são os sotaques de dentro do estado de São Paulo que ganham destaque .

ALERTA SPOILER: tem um senhorzinho de Santos falando sobre os nossos pães de cará e média!

Vai lá

Você vai precisar de algo entre 30 e 40 minutos para conferir todos os detalhes da exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa em Santos e vale muito a pena investir esse tempo no rolê. Se tiver crianças em casa pode levar, elas vão amar!

A visitação acontece de terça-feira a sábado, das 9 às 18 horas e aos domingos das 10 às 18 horas. Fique esperto: a entrada acontece apenas às 17 horas e a itinerância fica por aqui até o dia 5 de maio. A entrada é gratuita!

Aproveite para conhecer o Museu do Café e tomar um sorvetinho de café na cafeteria do museu, que é uma delícia. Também dá para curtir outras atrações do Centro Histórico, como o Museu Pelé, Pantheon dos Andradas e um dos restaurantes que ficam nessa região da cidade.

O Museu do Café fica na Rua Quinze de Novembro, 95, Centro Histórico.