Andrea Campanilli: bolsas lindas feitas com caixas de longa vida

Sustentabilidade, comprometimento com o meio ambiente e arte. Essa é a história de uma artesã que descobriu nas caixinhas longa vida muito mais que uma fonte de renda.

Ela encontrou o prazer em projetar peças únicas cheias de estilo, amor e muita criatividade. O que é lixo para você, com certeza não é para Andrea Campanilli.

A santista trabalhou durante anos com os pais em um negócio de alimentos. Cansada daquela rotina resolveu se dedicar mais à família e começou a fazer doces diversos para eventos, casamentos, festas em geral na sua própria casa.

Andrea já tinha o hábito de separar seu lixo. Assim, todas as caixinhas de leite condensado que usara em uma encomenda para um casamento foram se empilhando na sua cozinha. Ao final do trabalho, ela olhou todas aquelas caixas e pensou que, mesmo separando o lixo, era uma pena jogar as embalagens fora.

Fez uma rápida pesquisa na internet do que poderia fazer para reciclar as caixas longa vida, mas nada a empolgou.

Sentou, pensou e idealizou uma bolsa.

Andrea percebeu que uma caixa de leite poderia, facilmente virar qualquer objeto. Assistiu a algumas aulas de cartonagem e de lá tirou as ideias. Foi substituindo a matéria-prima por caixinhas e deixou sua criatividade levá-la.

Fez bolsas para ela, para as filhas, para a mãe e a irmã para ir a um casamento. Foi um acontecimento durante a festa quando ela dizia que as bolsas eram caixa de leite reaproveitadas. Ninguém acreditava e ela passou o tempo todo explicando suas técnicas. Saiu da festa com sua 1ª encomenda.

Primeiro ela fundou As Marias, porque queria que sua arte fosse difundida e que muitas mulheres pudessem utilizar sua técnica como geração de renda. Em 2014, desfilou os modelos na Fashion Week Plus Size, em SP, em parceria com a marca Marri Gattô.

Sua grife atualmente é Andrea Campanilli Design Sustentável e todas suas peças ostentam um selo contando que aquele objeto já foi uma caixinha Longa Vida.

Hoje, Andrea recebe caixinhas (já lavadas) de todos os lados e chega a utilizar 100 caixas por semana.

Abre todas as caixas e, mesmo as embalagens já estando limpas, ela lava com detergente e higieniza todas com álcool gel para tirar qualquer odor que possa ter ficado na peça.

A artesã faz tudo sozinha, desde a parte de papelaria (cartões, folders, etiquetas), passando pela divulgação nos sites e em suas páginas no Facebook e, é claro, a confecção de todas as peças.

Fazer com que amigos e conhecidos guardem as caixinhas vazias já é um grande passo na conscientização por um mundo com menos lixo.

As peças de Andrea podem ser encontradas no Elo 7. Mais informações: (13) 98196-6456 (Whatsapp).

By: Gisele Esteves Prado