Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Clássicos da gastronomia santista: 10 restaurantes que atravessam décadas

  • 2
    Shares

Na música, panela velha é que faz comida boa. 

Na vida real, essa não é verdade absoluta. Afinal de contas, vários restaurantes abriram nos últimos tempos em Santos e conquistaram a gente já na primeira garfada – como a pizzaria Paolo, por exemplo. Ainda assim não dá para negar que…

Um clássico é um clássico. 

E, às vezes, a gente só quer comer algo delicioso e certeiro. Pedir qualquer coisa do cardápio e receber um verdadeiro banquete. Ter memórias afetivas a cada garfada… Enfim, deu para entender, né? O #teamJuicy está com fome e bateu nostalgia.

Aqui tem 10 clássicos da gastronomia santista

1. O Costelão

Para quem gosta de um bom churrasco, O Costelão já é destino certo aos domingos (e outros dias da semana também, por que não?). A churrascaria existe há 33 anos na cidade e tem a melhor carne que nós já provamos.

Aliás, na quarentena, nós pedimos O Costelão em casa. Olha só:


Esse clássico fica na Av. Senador Pinheiro Machado, 129, Vila Mathias.

2. Babbo Américo

Para os fãs de massa, o “Babbo” também ganhou fama por servir um dos melhores couverts de Santos.

A entrada sozinha já é um clássico santista. Mas o cardápio segue no mesmo nível e fica até difícil escolher o que pedir. Por aqui, a gente ama o nhoque e a pizza de champignon.

Fica na Av. Ana Costa, 404, Gonzaga.

3. Restaurante Almeida

Falar de clássicos de Santos sem falar do Almeida? Impossível.

Desde 1932 no mesmo endereço, a segunda casa de vários santistas ilustres participou de momentos históricos da cidade. Mas a gente vai deixar esses detalhes para outra matéria, pois aqui o objetivo é falar da comida, né? Na sua visita, você pode pedir qualquer coisa sem medo. Mas se quiser uma dica, vá de meca santista – é uma das melhores da cidade.

O endereço é Av. Ana Costa, 1, Vila Mathias.

4. Cantina Di Lucca

Desde 2002, a Cantina di Lucca é uma opção para os fãs da gastronomia italiana em Santos. O atendimento carinhoso faz o match perfeito com a comida – tão boa quanto. Na dúvida, peça uma lasanha e seja feliz. Na sobremesa, aumente a felicidade com um tiramisù.

juicysantos.com.br - Clássicos da gastronomia santistaImagem: Reprodução/Facebook

Encontre na Rua Tolentino Filgueiras, 80, Gonzaga.

5. Estrela de Ouro

Prefere comida japonesa? O Estrela de Ouro é pioneiro. Estamos falando de um dos primeiros restaurantes japoneses de Santos, ou seja, tem uma grande tradição na cidade. Tem buffet por quilo, pratos à la carte e também festival.

Onde fica? Na Av. Rei Alberto I, 372, Ponta da Praia.

6. Gotissô

Outra opção de comida japonesa, o Gotissô tem um dos festivais mais completos da cidade. E sempre traz várias promoções.

O endereço é Av. Washington Luiz, 565, Gonzaga.

7. Vista ao Mar

Quem é fã de frutos do mar pode desembarcar no Vista ao Mar sem medo. Afinal, o cardápio da casa foca em pratos com peixes e é tudo uma delícia. Além disso, a vista é maravilhosa.

Nossa dica: vá de paella valenciana.

Fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 68, Aparecida.

8. Restaurante São Paulo

Um clássico do Gonzaga, o Restaurante São Paulo tem um cardápio mega variado.

Quer comer feijoada? Pode ir lá. Prefere frutos do mar? Também tem. Se for um dia que combina com pizza, esse pode ser o seu rolê. Enfim, tem pra todos os gostos. Sem contar o atendimento maravilhoso.

Está localizado na Rua Carlos Afonseca, 4, Gonzaga.

9. Café Carioca

Falar da gastronomia em Santos sem falar do pastel do Carioca? Impossível.

Se estiver pelo Centro, precisa passar por lá e provar o pastel, o mate, o pudim… Enfim, pede o que te deixar com água na boca. Aliás, é válido dizer, o Carioca está fazendo delivery viu?

www.juicysantos.com.br - Pastel do Café Carioca

10. Cantina Liliana

Por fim, mais um clássico santista no quesito comida italiana: Liliana. Há 50 anos em Santos, o menu oferece massas deliciosas e uma versão de fast food também bem responsa.

O endereço? Av. Washington Luiz, 302, Boqueirão.

Mais restaurantes incríveis de Santos

Se nenhuma dessas maravilhas abriu o seu apetite, não tem problema. Pois a cena gastronômica de Santos é mega movimentada e tem várias casas novas e incríveis – pra todos os bolsos e gostos. Para a sua sorte, aqui no Juicy a gente gosta bastante de comer bem e temos uma editoria só sobre os restaurantes da cidade.

Clique aqui para conferir mais dicas de onde comer em Santos 🙂