Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
38 anos - Santos (SP)

Pizza neonapoletana em Santos: experimentando a Paolo Pizza

  • 2
    Shares

Existem comidas que confortam a gente, né? E pizza, com certeza, é uma delas. Se você vem de família italiana, como eu, ou adora a cozinha desse país (e quem não ama?), já deve ter ouvido falar na pizza em estilo napolitano. E, agora, há uma opção de pizza neonapoletana em Santos pra matar a sua vontade.

A Paolo Pizza foi uma das nossas melhores descobertas da quarentena no quesito delivery em Santos.

Na verdade, a casa de pizza neonapoletana em Santos começou seu delivery em abril. Sim, durante o isolamento social. Nessa primeira fase, a Paolo bombou de pedidos de clientes curiosos para experimentar a pizza raiz do sul da Itália.

www.juicysantos.com.br - paolo pizza pizza neonapoletana em santos sp

Agora, 4 meses depois, a Paolo Pizza acaba de abrir o seu salão. Assim, a sua pizza de fermentação lenta estará também disponível para consumo no local.

Mas e o que é a pizza neonapoletana?

Existem algumas regras que definem esse estilo. Quem explica é Rafael Batalha, que concebeu a Paolo Pizza.

“A farinha da pizza napoletana é 100% italiana e ultrarrefinada. Na Paolo, usamos a Caputo di Napoli. O molho de tomate leva a fruta de fato – nada de enlatados, polpas ou conservantes de qualquer tipo. Ela valoriza a massa e o molho no lugar do recheio”. 

Na realidade, a pizza artesanal da Paolo é uma adaptação, chamada de neonapoletana. A original tem uma massa mais molhada e cremosa. Já na Paolo, a massa vem um pouco mais firme e crocante, o que condiz com o gosto do brasileiro.

Outro detalhe importante: a massa de fermentação lenta da pizza napolitana da Paolo descansa por 48 horas antes de ir ao forno. Na hora do cozimento, ela entra em um forno especial, com peças e tecnologia italiana.

Alguns dos nossos sabores favoritos são Pesto (foto abaixo), Burrata e Margherita Especial (com muçarela de búfala).

www.juicysantos.com.br - paolo pizza pizza neonapoletana em santos sp

Inovando em plena pandemia do coronavírus

O primeiro contato de Batalha com a pizza neonapolitana rolou em uma viagem para os Estados Unidos, em 2016.

“Achei muito diferente e nem sabia que era esse o estilo. Fiquei com ela na cabeça. Fiz alguns rolês gastronômicos em SP, descobri alguns lugares fazendo uma pizza parecida com essa que havia comido em Miami”. 

Como ainda não existia nenhuma pizzaria neonapolitana em Santos, Batalha resolveu atender a essa fatia do mercado.

www.juicysantos.com.br - paolo pizza pizza neonapoletana em santos sp

“Sempre nos meus projetos, eu procuro fazer diferente e sair do lugar-comum. E não tinha aqui nenhuma pizza napoletana em Santos, a real pizza italiana. Vi que exisita essa lacuna aqui na cidade e resolvi investir”, conta o empreendedor. 

Para criar a receita da Paolo, a casa contratou a consultoria de um italiano. O profissional ajudou na formulação da pizza com técnicas mais aprimoradas. As ideias e lembranças viraram, dessa forma, pizza de verdade.

www.juicysantos.com.br - paolo pizza pizza neonapoletana em santos sp

Mesmo empreendendo em alimentação há mais de 10 anos, ele precisou realmente batalhar para lançar a Paolo Pizza em tempos difíceis como o que estamos vivendo hoje. Tudo já estava alinhado para a inauguração do espaço físico – até porque a experiência de comer essa pizza logo depois que ela sai do forno é bem mais significativa.

A solução? Iniciar no delivery e instigar a curiosidade do público de Santos, que está mais ávido do que de costume por novidades para comer em casa.

“Quem já comeu pizza na Itália sempre fala que é bem parecida com a pizza de lá. O grande desafio é que o santista aprenda a gostar da proposta de uma pizza diferente. Com menos recheio e individual. E com um molho mais delicado”, relata Batalha. 

Quero comer pizza napolitana em Santos

A partir deste mês de agosto, a Paolo Pizza em Santos funciona presencialmente em horário reduzido, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. Além de distanciamento de mesas, o pré-atendimento respeita todas as normas municipais de prevenção ao coronavírus, com aferição de temperatura, álcool gel e equipe protegida por máscaras.

O delivery atende diariamente e o Instagram apresenta cardápio, promoções e outros detalhes sobre como pedir a pizza neonapolitana individual. Também dá para retirar no ponto físico.

A Paolo Pizza fica na Rua Goiás, 11, Boqueirão. Peça pelo telefone ou Whatsapp: (13) 3222-7268.