Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

4 maneiras de ajudar os pequenos restaurantes de Santos na pandemia

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Desde que a quarentena começou, nós temos dito o quão importante é priorizar os pequenos.

Acontece que três meses se passaram e o coronavírus segue fazendo vítimas em Santos e região. De um lado, hospitais lotados; do outro, pequenos empreendedores com dificuldade de fechar o mês e vagas de emprego fechadas. No meio disso, cá estamos nós, trabalhando, nos relacionando e vivendo sem sair de casa.

Ficar em casa é importante para evitar a proliferação da doença. Mas também pode significar a ruína para muitos negócios, principalmente do setor gastronômico.

Se você tem um restaurante preferido em Santos, essa matéria é especialmente para você.

www.juicysantos.com.br - como ajudar seu restaurante favorito na pandemia

Como ajudar os pequenos restaurantes de Santos

1. Faça uma avaliação

Depois que o pedido chegar, lembre-se de fazer uma avaliação.

Isso pode ser feito tanto no aplicativo, se acaso você usar essa plataforma para pedir, quanto no Facebook ou Google, por exemplo. É importante deixar as estrelas e também um breve comentário explicando a sua nota. Pois assim futuros clientes conseguem verificar a sua avaliação e entender os motivos de pedir no restaurante.

2. Dê vida à blogueira que existe em você

O Instagram tem um recurso de indicar comércios nos Stories (APOIE AS PEQUENAS EMPRESAS) e é super simples de usar.

Basta clicar nele e marcar o Instagram do bar ou restaurante.

www.juicysantos.com.br - como ajudar pequenos restaurantes de santos durante a pandemia

Faça uma foto do seu pedido e compartilhe com os seus amigos. Às vezes, tem alguém com fome e o seu post pode ser um fator decisivo para a pessoa pedir de um pequeno e não de um fast food. 

Vai postar? Então lembre-se de marcar também o @ do restaurante, pois assim ele pode compartilhar e levar essa divulgação para ainda mais pessoas.

3. Priorize pedir direto

Antes de pedir, verifique se o restaurante tem delivery direto. Se a resposta for sim, faça uma ligação ou mande uma mensagem no WhatsApp. Os aplicativos são ótimos, mas funcionam praticamente como sócios dos restaurantes – ficam com, em média, com 27% do valor do seu pedido.

Em tempos tão difíceis como os que estamos vivendo, esse valor faz uma mega diferença.

4. Lembre-se do entregador

Os entregadores estão ralando muito e se colocando em risco pela maioria de nós nessa pandemia. Se você puder, dê uma gorjeta ou ofereça álcool gel para ele higienizar as mãos. Outra atitude simples que pode ser tomada é oferecer algo a ele. Pediu um doce? Então que tal acrescentar um brigadeiro para quem vai levar o seu pedido até você?

Pode parecer besteira. Mas, numa rotina tão corrida e, às vezes, desvalorizada, essa é uma atitude que pode melhorar o dia de alguém.

Como melhorar as vendas online de um restaurante

Se, por um lado os clientes podem ajudar os pequenos restaurantes de Santos, por outro, os estabelecimentos também têm como melhorar as vendas online. Existem várias maneiras de fazer isso. Calma, nenhum delas requer investimentos que não são compatíveis com uma pandemia.

Nós temos uma matéria com dicas aqui no Juicy. Mas, em resumo, o mais importante é:

  • Abrir o apetite dos clientes com boas fotos e descrições bem escritas;
  • Utilizar as redes sociais a seu favor;
  • Lembrar-se da sua equipe.

Se você quiser saber como colocar isso em prática, clique aqui. E se é um cliente, conta pra gente nos comentários: qual é o seu critério de escolha na hora de pedir um delivery?