Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

3 dicas para melhorar as vendas online de restaurantes

  • 3
    Shares

A retomada econômica de Santos já começou por alguns estabelecimentos comerciais. 

Por aqui, o comércio volta a abrir gradativamente, de acordo com a situação do coronavírus na cidade. Isso significa que alguns negócios, por enquanto, ainda não têm permissão para voltar ao funcionamento normal. Como é o caso de salões de beleza e estética e restaurantes, por exemplo.

Segundo o planejamento municipal, restaurantes só podem voltar a funcionar normalmente oito semanas após o início da retomada. Ou seja, os estabelecimentos ainda vão passar por, no mínimo, dois meses de delivery e drive-thru pela frente.

www.juicysantos.com.br - dicas para restaurantes na quarentena

Como melhorar as vendas online de restaurantes

Algumas casas estão totalmente adaptadas a essa realidade. A gente viu, inclusive, alguns restaurantes não darem conta da demanda no Dia das Mães e dos Namorados. Por outro lado, existem restaurantes que não estão vendendo e, por consequência, sem conseguir fechar a conta no fim do mês.

Se você faz parte dessa galera, temos uma boa notícia para te dar: ainda dá tempo de fazer uma transformação digital e mudar esse cenário. Aliás, essa mudança traz benefícios para além da pandemia.

Divulgação é sempre bem-vinda, certo?

Para te ajudar, nós separamos três dicas do especialista em consultoria, gestão e transformação digital para restaurantes, Fernando Schweder Volkmann, que serão úteis nesse momento.

1. Abra o apetite do cliente com fotos e descrição

Seu restaurante está no iFood, Uber Eats ou no Rappi, por exemplo? Então destaque-se entre os vários restaurantes disponíveis. Para isso, é interessante ter foto dos pratos e uma descrição detalhada.

Fazer a descrição dos pratos com riqueza de informações ajuda a abrir o apetite. Assim como ter fotos bonitas e oferecer outros benefícios, como taxa grátis, tempo de entrega baixo ou combos de promoção. Esse último fator, inclusive, facilita a decisão do cliente.

2. Redes sociais atualizadas diariamente

Atualizar as redes sociais diariamente pode ajudar MUITO.

Às vezes, a pessoa vê o post antes de abrir o aplicativo e pede direto para o restaurante. Ou então decide dar uma conferida antes de pedir no app.

Neste sentido, vale dar uma atenção especial também para o WhatsApp Business. Com o aplicativo, o empreendedor consegue automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.

“Ainda assim, é indispensável responder de maneira gentil. Vários restaurantes enviam bilhetes escritos à mão com o nome do cliente, por exemplo, ou então um docinho de brinde ou um cupom de desconto. Essas são maneiras de ter um atendimento exclusivo, mesmo que à distância”, pontua.

Além disso, é válido lembrar que o WhatsApp recebeu uma atualização que permite o pagamento via o próprio app. Ou seja, uma comodidade para o cliente e para você.

3. Lembre-se da sua equipe

Pensar nos clientes é importante, mas os seus colaboradores não podem ser esquecidos.

Todas essas mudanças precisam ser alinhadas com o seu time.

Explique como responder as mensagens no WhatsApp de maneira mais próxima do cliente e a importância disso.

Mais do que isso, tenha certeza que o seu time não está sobrecarregado com o que mudou. Isso é crucial para que as entregas sejam feitas da melhor maneira possível. Para ilustrar, confira essa história que aconteceu aqui em Santos 🙂