Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Receitas de fondues diferentões para fazer em casa

Eu amo fondue. De verdade, posso comer mesmo nos dias quentes de dezembro.

Outro dia, meu Facebook mostrou uma publicação sobre um restaurante de São Paulo que esta servindo fondue de coxinha. Achei estranho e segui com a minha vida. Eis que esse post surge de novo no meu feed, e dessa vez fiquei com uma dúvida legítima. 

Quais outras receitas de fondues diferentões para fazer?

Procurei o meu aparelho de fondue e separei o material necessário para essa aventura deliciosa. Mas, se você não tem a panelinha e não quer gastar dinheiro com isso, pode optar pelo bom e velho banho maria (fiz isso durante anos, nunca falhou) e se deliciar também.

+ Caso queira fazer o investimento, tem umas com valores acessíveis na internet!

A minha combinação preferida é morango + chocolate e, ocasionalmente, marshmallows. Mas, dessa vez, decidi dar uma chance aos salgados e a outras opções doces. Gostei de todos e é legal para variar. Dá uma olhada nas receitas e faça você também:

fondue diferenteImagem: Reprodução

Queijo Brie

Essa é uma homenagem para a Ludmilla Rossi, editora aqui do Juicy Santos, que ama queijos. A receita é bem fácil, você só precisa do queijo brie, mel ou melado e folhas de tomilho. Pronto, coloque tudo na sua panelinha e deixe a magica acontecer.

Para acompanhar, torradas caem bem. Como a receita é bem simples, vale se dedicar no tempero dos pãezinhos (fica melhor se forem amanhecidos), azeite e alho amassadinhos ficam uma delícia. Mas aí vai da sua preferência.

Queijo derretido e torradas feitas, é só procurar o vinho e se servir.

Oreo

Eu não sou uma grande fã dessa bolacha pura, mas as receitas com ela são MARAVILHOSAS.

Para fazer o fondue, você tem a missão de separar a bolacha do recheio e não comer nada antes da hora. Depois que a separação estiver pronta, prepare um brigadeiro com o recheio. Para isso, você precisa de:

– 1 lata de leite condensado,
– 2 colheres de manteiga,
– 1 lata de leite creme de leite
– o recheio de uns 4 pacotes.

É só misturar tudo até dar o ponto de brigadeiro e, no final, adicionar o creme de leite. Com isso pronto, coloque a mistura na panelinha só para manter a temperatura. Triture as bolachas e misture. Depois, coma com morangos ou o que você preferir.

Romeu e Julieta

Essa é uma combinação que funciona bem desde sempre, não seria diferente no inverno.

Você vai precisar derreter a goiabada em fogo baixo. Para auxiliar, coloque um pouco de água na panela de tempos em tempos. Assim que a goiabada estiver derretida, adicione uma lata de creme de leite e misture até que o creme fique homogêneo.

Sirva com o queijo de sua preferência.

Bolinho de chuva

Bolinho de chuva + brigadeiro = paraíso.

Essa receita é um pouco mais trabalhosa, porque estamos falando de dois preparos – o bolinho de chuva e a calda. Pra o primeiro, é necessário ter em mãos:

– 2 ovos,
– 2 colheres de açúcar,
– 1 xicara de leite,
– essência de baunilha (a gosto),
– 2 ½ xicaras de farinha de trigo,
– uma pitada de sal e fermento.

É só misturar tudo, fritar e passar no açúcar com canela (confira como preparar o bolinho de chuva detalhadamente).

Em seguida, basta preparar o brigadeiro ou você pode optar por derreter o chocolate da maneira tradicional.

Leite Ninho

Leite Ninho é outro queridinho das sobremesas, né? O ingrediente da vez nas preparações doces também atua como protagonista nesse fondue ótimo.

Você vai usar:

– 500 g de chocolate branco,
– 1/2 lata de creme de leite,
– ½ copo (americano) de leite
– 3/4 xíc (chá) de Leite Ninho em pó.

É só derreter o chocolate e misturar tudo. Os acompanhamentos ficam a seu critério, minha aposta (sempre) é um monte de morango #Ficaadica.

Fondue em Santos

Gostou das receitas de fondues diferentões para fazer em casa, mas não quer lavar a louça na água gelada? Então vale a pena convidar os amigos ou a família para deliciar um fondue em um restaurante. Aqui em Santos, várias casas estão servindo a receita e você ainda pode pedir um vinho para acompanhar.

Dá uma olhada nesse guia que o Juicy Santos preparou e combine o rolê com a galera.