Rubens de Farias
Texto porRubens de Farias

Receita fit: brusqueta de shimeji

Já contei minha história de busca por uma vida mais saudável aqui no Juicy Santos. Hoje, trago uma receita fit que eu gosto muito de fazer e comer. É uma ótima dica de entradinha e até mesmo como lanche leve.

Entre as receitas que desenvolvi durante minha dieta, fiz uma releitura de um prato que gosto muito com um ingrediente pelo qual sou apaixonado: brusqueta de shimeji.

A brusqueta (ou bruschetta) costuma ser bem calórica graças ao pão francês (a famosa média, no dialeto santista) e a diversos condimentos que são utilizados para dar mais sabor ao prato.

Essa receita não é livre de calorias, mas ela preza a qualidade dos ingredientes. Ou seja, são alimentos que o nosso corpo absorve melhor e que, assim, ajudam na perda de peso.

Vamos à receita de bruschetta de shimeji?

Ingredientes:

2 pães franceses integrais (comprei no mini mercado Extra e custou R$0,87 os dois)
1 Tomate grande
1 cebola roxa pequena
1 dente de alho
2 fatias de queijo tipo cheddar light (este é da marca própria do Carrefour)
1 bandeja de shimeji (encontrada facilmente na feira, hortifrutis e em supermercados)
Alho Poró a vontade
Folhas de Manjericão
Orégano a gosto
Sal a gosto (eu não coloco)

Modo de Preparo:

Corte o pão francês integral em rodelas. Passe metade do dente de alho no meio para deixar o sabor. Guarde o dente de alho, pois ele é usado novamente depois na receita.  Coloque o pão no forno aquecido a 200 graus por mais ou menos 10 minutos (até ficar durinho).

image1 (1)

image2 (1)

Corte o tomate, a cebola roxa, o alho e alho poró em cubos.

image3 (2)

Numa frigideira, deixe dourar o alho numa colher de azeite virgem, logo em seguida coloque a cebola (mas não a deixe murchar). Adicione  o shimeji já refogado (refogue antes o shimeji com alho, cebola, salsinha e shoyu). Por último, ponha o tomate e o alho poró. Junte tudo e mexa. Não deixe ficar muito tempo no fogo.

image5image4 (1)

Numa assadeira, pegue o pão mais durinho, coloque as fatias de queijo, depois coloque o refogado por cima. Leve ao fogão em temperatura baixa por uns 5-8 minutos (até o queijo ficar derretido e cremoso).

image6image7

Por último coloque uma folha de manjericão  e oregano por cima e sirva

image9

Espero que vocês tenham gostado e até a próxima.

#FicaDica: O shimeji é uma ótima fonte de proteína. Se você quer reduzir a quantidade de carne vermelha, esse cogumelo é uma ótima pedida.

Se você não se preocupa com a balança, o blog já publicou uma receita de bruschetta clássica excelente.