Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Brusquetas – passo-a-passo para fazer uma bruscheta

Brusquetas ou bruschetas? Não importa… essa “entradinha” da culinária italiana é uma delícia, e para mim serve como prato principal. É muito fácil de fazer (até eu que não tenho habilidade nenhuma na cozinha consigo). Geralmente eu e meu namorado fazemos essa iguaria aos domingos, e dessa vez resolvemos fazer aqui em casa, e montei um passo-a-passo da aventura culinária.

Comprei os seguintes ingredientes para brusqueta na Casa Santa Marta (Av. Washington Luiz esquina com a Azevedo Sodré em Santos). E também compramos muito no Pão de Açúcar, mas qualquer empório serve.

8 tomates estilo italiano
2 pães italianos
azeite extra-virgem de boa qualidade
sal
alho
se quiser, pode adicionar manjericão e/ou queijo ralado

E é claro, não esqueça do vinho. Se você não souber nada sobre o universo dos vinhos e enologia, recomendo este conteúdo.

Sugestões para você


PS.: Com tudo isso 6 pessoas comeram e sobrou um pouco!


Como fazer brusqueta?

Gente, é muito fácil. O maior trabalho é cortar as coisas, e cortar pão italiano dá uma cansada. Leva uns 20 minutinhos se uma pessoa cortar os tomates e a outra cortar o pão (fica a dica, peça ajuda e faça as 2 coisas simultâneamente). Na foto abaixo dá para ver o trabalho em equipe e uma amostra de um tomate tipo italiano, que é mais ovaladinho.


Pré-aqueça o forno só pra dar “um susto” no pão. Depois do pão cortado, passe um alho descascado embaixo do pão já fatiado, isso vai dar um saborzinho a mais nas brusquetas. Não é absolutamente necessário, mas dá um gostinho. Depois regue as fatias de pão com azeite, não para fazer uma sopa, mas também para dar um gosto. Isso depende de quanto você gosta de azeite… coloque as bandeja com as fatias preparadas no forno. Quanto tempo vai ficar lá, depende do seu forno, mas é bem rápido, só pra dar a primeira crocância, rapidinho.

Enquanto isso dê uma regada nos pedacinhos de tomate com azeite e com pitadas de sal a gosto. Misture com as mãos mesmo pra não masserar e o tomate soltar muito líquido. Tire as fatias do forno, espalhe o tomate sobre as fatias e nessa hora escolhe o ingrediente adicional. Eu fiz metade da fornada com queijo ralado e a outra com uma folhinha de manjericão. Tem gente que coloca mussarela ou fatia de qualquer outro quejo.

leve ao forno novamente para dar uma aquecidinha e completar a crocância, fique de olho pra não torrar demais e sirva!


Ficou uma delícia e certamente vou repetir a receita! E sobrou pro café da manhã do dia seguinte… 🙂

Veja também: Le Cordon Bleu Cozinha Italiana, receitas italianas da melhor escola de gastronomia do mundo

Ludmilla Rossi
Texto por