Liga Gourmet da Baixada Santista

Você sabia que a região tem um grupo de 10 restaurantes com promoções especiais chamado Liga Gourmet?

A entidade, que acaba de completar 3 anos, é uma iniciativa muito bacana de empresários da Baixada Santista para fortalecer o setor e, de quebra, melhorar os serviços oferecidos aos clientes.

Liga Gourmet da Baixada Santista

Para comemorar os 3 anos, a associação lançou o Guia de Sabores. Com 16 páginas, trata-se de um livro de bolso tanto para turistas quanto para moradores da região, que será distribuído em pontos turísticos da cidade, no Concais e em hotéis, aproveitando a temporada de cruzeiros e de verão, além da Copa do Mundo. Tudo isso pra mostrar o que as nossas cidades oferecem de bom em termos de gastronomia.

E olha que legal: entre os meses de setembro e outubro de 2013, quem consumir em qualquer um dos estabelecimentos da Liga Gourmet da Baixada Santista ganharão um flyer com um brinde de um outro bar ou restaurante. Os prêmios vão desde bebidas e entradas até descontos nas refeições, que podem chegar a 50%.

O cliente que receber o flyer terá que preencher o voucher com suas informações pessoais para validá-lo e poderá utilizar o prêmio até o final de novembro.

Outra iniciativa interessante promete beneficiar o meio ambiente. O projeto Recicle com a Liga, em parceria com o Instituto Bio Santos, tem como objetivo a correta destinação do óleo de cozinha usado nos estabelecimentos.

A meta é conscientizar os clientes sobre a importância de separar o óleo em casa. Os restaurantes fornecerão aos fregueses 10 mil garrafinhas do projeto, com capacidade para 1,5 litro cada – depois disso, é só levar em um dos 10 participantes do grupo. Estima-se que 1 litro de óleo de cozinha usado jogado incorretamente na pia e ralos possa comprometer até 25 mil litros de água.

Só entre o óleo utilizado pelos restaurantes da Liga Gourmet, a expectativa é destinar corretamente pelo menos 7 mil litros do resíduo por mês.

Atualmente, 10 restaurantes integram a Liga Gourmet: Água Doce Cachaçaria, Ao Chopp do Gonzaga, Bodegaia, Cantina di Lucca, Kokimbos, Largo do Café, Novo Espaço, Tasca do Porto, Temakinho e Point 44.

Isso é muito importante pra região, porque nós temos, infelizmente, uma fama péssima quando se fala de atendimento no setor de serviços – especialmente nos restaurantes. Aqui no blog, já falamos disso no post Atendimento e Prestação de Serviços em Santos.

História da Liga Gourmet de Santos

A Liga Gourmet nasceu em agosto de 2010, da união de 8 estabelecimentos com cozinhas de diferentes nacionalidades e a partir de um projeto do Sebrae-SP. A entidade organizou o grupo e ofereceu capacitação para impulsionar os negócios, melhorar a gestão e profissionalizar os serviços.

O fortalecimento do setor de gastronomia na Baixada Santista teve início em 2009 por meio do Projeto Empreender, uma parceria entre o Sebrae-SP, Federação das Associações Comerciais (Facesp) e associações comerciais da Baixada Santista. Este trabalho possibilitou a união de empresas de um mesmo setor para desenvolvimento de ações conjuntas, troca de experiências e cooperação.

Um dos resultados foi a formação do Núcleo de Gastronomia do Empreender em Santos, o que proporcionou o surgimento da Liga Gourmet. Além de estimular o associativismo por meio da formação de grupos de restaurantes e promover capacitações e gestão, no ano passado, o Sebrae-SP encomendou ao Senac diagnóstico de 19 restaurantes integrantes do Núcleo de Gastronomia do Empreender.

Além disso, realizou para o grupo um curso do Programa de Alimentos Seguros (PAS), que contribui para a implantação de boas práticas na manipulação e distribuição de alimentos, na redução do desperdício e no atendimento à legislação sanitária.

A consolidação do nome Liga Gourmet teve início com o Roteiro Gastronômico, que estimulava o cliente a fazer um circuito pelos oito restaurantes fundadores em troca de prêmios das casas participantes. A iniciativa atingiu mais de 8 mil pessoas em três meses de promoção e representou um crescimento de 10% no movimento dos restaurantes.

Com pouco menos de 6 meses, a Liga Gourmet já começava a demonstrar sua força. Os empresários santistas conseguiram junto a operadoras de cartão de crédito a redução das taxas, além de vantagens, benefícios e tratamento diferenciado para os integrantes do grupo. Nos últimos três anos, a Liga também conseguiu negociar com as empresas distribuidoras de gás.

Outra grande conquista obtida pela Liga Gourmet foi o respeito e o reconhecimento do Legislativo Santista, que passou a realizar audiências públicas com a participação dos empresários do setor para discutir projetos que interferem diretamente no segmento, antes de encaminhá-los para votação. A atitude passou a ser tomada em função de oficio encaminhado pela Liga Gourmet demonstrando a insatisfação dos empresários com a aprovação de projetos sem amplo debate.

Os integrantes também participaram de um projeto inovador do Sebrae-SP, o Projeto Circuito Turístico Costa da Mata Atlântica, que teve como foco estratégico capacitar o empresariado da área turística em toda Baixada Santista, através de seminários e consultorias nas áreas de gestão empresarial, tendências e inovação para o setor, visando melhorar a competitividade das empresas

No encerramento do projeto, em 15 de agosto de 2013, os empresários participaram de uma missão empresarial para buscar experiências em restaurantes de São Paulo considerados cases de sucesso em gestão e em inovação.

Pouco tempo depois, o caminho foi o inverso. Com o trabalho realizado ao longo desses três anos na cidade, os empresários da Liga Gourmet também se tornaram referência para estabelecimentos da Capital. No final do ano passado, integrantes do grupo OSPITALITÀ, formado por donos de restaurantes italianos renomados da Capital, apoiados pela Câmara de Comércio Italiana, estiveram em Santos para conhecer melhor as ações promovidas pela Liga Gourmet na cidade.

A Liga Gourmet também resolveu apostar no poder das redes sociais para a divulgação de produtos e lançou no início de 2013 uma promoção no Facebook com sorteio de pratos cortesia do cardápio concedidos pelos integrantes do grupo. Uma forma de aproveitar a ferramenta para fazer mais do que aguçar os sentidos dos consumidores conectados à rede social, com imagens de pratos de dar água na boca.

“A Liga Gourmet nasceu com objetivos bastante ambiciosos: capacitar mão-de-obra, profissionalizar a gestão das empresas, fidelizar e conquistar clientes através de promoções conjuntas, fomentar o segmento em grandes eventos de culinária e tornar-se referência de empreendedorismo no ramo da culinária. E parte dessas metas já começou a se tornar realidade”, diz o presidente do grupo, Thiago Rodrigues.

Ações futuras

Entre as novas ações previstas para os próximos meses, estão a criação de cursos de aprimoramento de funcionários, visando a Copa de 2014, e palestras motivacionais para os colaboradores.

“Com a Liga Gourmet estamos quebrando um velho paradigma de isolamento e provando que com profissionalização do empresariado e com espírito de cooperação entre empresas do mesmo segmento conseguimos sim obter melhores resultados”, completa o presidente da Liga.