Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Os doces maravilhosos da Casa Mathilde em São Paulo

A Casa Mathilde em São Paulo junta duas coisas que nós, aqui no Juicy Santos, adoramos: doces e história.

Conheci o lugar por indicação da minha mãe, em uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil. Subimos a serra em um feriado para ver a exposição de Jean-Michel Basquiat e o centro de São Paulo estava praticamente deserto, salvo alguns turistas com celulares na mão para se localizar e os ocasionais moradores de rua.

Saindo do CCBB, a poucos metros, uma visão me confundia perante o vazio daquelas ruas. Essa única casa de esquina com pilastras de mosaicos azuis tinha uma fila na porta de cair o queixo. O motivo? Simples, trata-se da Casa Mathilde, uma doceria portuguesa que se tornou queridinha de quem passa por ali.

Premiada

A Casa Mathilde já ganhou vários prêmios de gastronomia, como das revistas Veja São Paulo e Época. Mas é o gosto popular que atesta o quanto ela faz sucesso entre paulistanos e visitantes, a ponto de virar referência turística na cidade.

www.juicysantos.com.br - casa mathilde em são paulo doces portugueses pastel de nata

Para muitos fãs de gastronomia, esses são os melhores doces portugueses de São Paulo.

A arquitetura da Casa Mathilde no Centro é um charme à parte. Ela fica no antigo prédio da Bolsa de Valores em São Paulo, no mesmo quadrilátero onde funcionou a primeira unidade do restaurante Fasano.

Ao entrar na loja, ao fundo, você pode ver a produção dos doces, o que é bem legal. No dia da minha visita, saíam pastéis de nata do forno,

www.juicysantos.com.br - casa mathilde em são paulo

Em uma fila única, mas que não costuma demorar, o cliente faz seu pedido e já leva para consumir nas mesas do térreo ou do primeiro andar. Muitos acabam apenas comprando para comer no caminho ou em casa.

Quem opta por sentar no andar suprerior ganha um bônus: a vista incrível para o centro paulistano, com destaque para o Edifício Martinelli.

Casa Mathilde em São Paulo e seus doces maravilhosos

Essa doçaria portuguesa começou a funcionar ainda no século XIX – mais especificamente, no ano de 1850, em Ranholas (Portugal). Suas especialidades incluem, claro, os doces portugueses artesanais feitos por chefes confeiteiros do país de além-mar com as receitas originais, os chamados “conventuais“.

Hoje, está nas mãos de 4 empresários portugueses que expandiram o negócio para além das fronteiras europeias.

www.juicysantos.com.br - casa mathilde em são paulo

O cardápio oferece mais de 30 tipos de doces diferentes.

Entre eles, estão os típicos pastel de nata, palmier, pastel de São Bento (similar ao de nata, porém com amêndoas), queijada da Mathilde, suspiro, travesseiro de Sintra e torta de Azeitão, só pra citar alguns. Também serve cafés, salgados, bolos e sanduíches.

Uma curiosidade: o pastel de nata é o chamado pastel de Belém. Só que ele pode receber esse nome apenas se for produzido na própria pastelaria de Belém, em Portugal.

www.juicysantos.com.br - casa mathilde em são paulo doces portugueses

Escolhi o bolo de Berlim de Nutella (R$ 9, foto acima), que lembra um sonho. E, diga-se de passagem, estava mesmo um sonho de delicioso…

Quem quiser leva pra casa o incrível pão alentejano feito lá.

www.juicysantos.com.br - casa mathilde em são paulo

A história da Casa Mathilde

Contam as paredes do local que a fábrica surgiu em Ranholas, pelas mãos de Matilde Soares Ribeiro.

A “fábrica das queijadas” costumava ser parada obrigatória para quem estava no caminho para Sintra. Relatos dão conta de que até o rei da época, Dom Fernando II, era fã desses doces!

Ele mandou fazer uma insígnia especial: um carimbo metálico para marcar os produtos, que se tornaram uma iguaria fornecida para a família real naquela época.

www.juicysantos.com.br - casa mathilde em são paulo

Aqui no Brasil, a Casa Mathilde chegou a SP em 2013 e hoje, já conta com outras 4 lojas, além da do Centro.

  • Casa Mathilde Centro: Praça Antônio Prado, 76, Centro (a 50 metros do metrô São Bento);
  • Casa Mathilde Moema: Av. Ibirapuera, 2082, Moema
  • Casa Mathilde Pátio Paulista: Rua 13 de Maio, 1.947, piso térreo, Paulista
  • Casa Mathilde Pátio Higienópolis: Rua Dr. Veiga Filho, 133, piso Veiga Filho, Higienópolis
  • Casa Mathilde Santana Parque Shopping: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2.780, Santana

Nossa dica do Juicy Santos é um brunch nesse lugar incrível após um passeio turístico pelo charmoso centro de São Paulo.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30 e aos sábados, das 9h30 às 16h30.