04/08/2018 Por Victória Silva Casamentos e festas

Buffet Dona Neide: tempero de vó em eventos em Santos

De acordo com as memórias de um neto cheio de saudades, Dona Neide era uma daquelas avós que, na maior parte do tempo, estava na cozinha preparando delícias que atraíam toda a família aos domingos.

Ela também adorava assistir aos programas culinários e era grande fã de Palmirinha.

Atenta, Dona Neide anotava todas as receitas detalhadamente em seus caderninhos, que se espalhavam pela casa. Tamanho amor fez seu tempero ficar conhecido por São Vicente, já que, durante anos, ela aceitou encomendas de salgados e para festas de fim de ano.

juicysantos.com.br - buffet dona neideImagem: Lorena Flosi / Paella do Buffet Dona Neide

Apesar da história de amor com as panelas, Dona Neide nunca imaginaria que um dia iria emprestar seu nome a um buffet. E, assim, em 2014, o Buffet Dona Neide começou a encantar toda a Baixada Santista com o tempero da avó.

A história começou com marmitas de feijoada.  Atualmente, leva a gastronomia cheia de memórias e sabores para eventos em toda a região e com cardápios variados e sempre deliciosos.

Quem comanda a cozinha é Carlos Gustavo, o Yoda, neto de Dona Neide. Durante anos, Yoda trabalhou como jornalista. Mas descobriu uma grande paixão entre ingredientes e panelas. E a avó foi sua inspiração para virar a chave e recomeçar sua vida profissional, após mais de uma década dedicada à comunicação.

“Eu trabalhava em uma prefeitura da região havia cerca de 6 anos. Estava mentalmente esgotado e decidi tirar as férias e mais algumas licenças. Neste período, eu e minha esposa – Patrícia Diguê, também jornalista – tomamos a decisão de empreender na área de gastronomia. Brincávamos que iríamos fazer feijoada para vender na prefeitura”, lembra.

A brincadeira ficou séria. Semanas depois, ele estava à beira do fogão preparando feijoada. Foram 20 entregas já no primeiro dia. Veio, então, a percepção de que aquilo poderia dar certo.

O nome Buffet Dona Neide nem precisou ser discutido. Tinha que ser ele. Afinal, foi replicando as receitas da avó que Yoda se aperfeiçoou no fogão. Receitas como o rocambole de carne moída e o chester com crosta de bacon, por exemplo, eram pratos obrigatórios nas festas de fim de ano da família.

Primeira festa

De tão saborosa que eram as marmitas, um casal de clientes confiou a eles a sua festa de casamento.

O desafio foi grande já na estreia, com um cardápio complexo, composto por cinco opções de finger foods, risoto, arroz negro, beef wellington e linguado com crosta de castanha de caju. Nada menos que 100 convidados foram servidos e 0s noivos amaram.

Não demorou para outras propostas de casamentos, aniversários e festas corporativas aparecerem.

“Percebemos na época que manter os dois serviços (o delivery e os eventos) não seria viável. Por isso, decidimos apostar somente no modelo de buffet volante. Hoje atendemos desde festas pequenas e intimistas até eventos grandes”, lembra Yoda.

Além da feijoada, o cardápio do Buffet Dona Neide também tem churrasco, comida de boteco, finger food, paella, massas, crepes, vegetarianos e muito mais. Yoda garante que o repertório é infinito, pois está sempre disposto a aprender novos pratos, de acordo com o desejo dos clientes.

Buffet Dona Neide: um negócio de família

Além da homenagem à avó no nome, todo o trabalho é feito pelo próprio Yoda e por Patrícia.

Apesar de ainda não ter largado a comunicação, ela também está à frente na administração do negócio e faz o papel de maître nos eventos. De acordo com ela, o mais gratificante no trabalho é fazer parte de momentos de celebração das pessoas.

“O clima é sempre alegre, com pessoas felizes à sua volta, pois, na maioria das vezes, estão realizando um sonho e é muito emocionante fazer parte destes momentos”.

juicysantos.com.br - buffet dona neide

Imagem: Lorena Flosi/Yoda e Patrícia ao centro, com a equipe do Buffet Dona Neide em festa do Rotary Club de São Vicente

Para Yoda, satisfação é quando os pratos voltam vazios do salão.

“Cozinhar é um longo processo, que começa com planejamento e a escolha certa dos ingredientes. Em seguida, passa pela montagem das mesas e a apresentação dos pratos e só vale a pena quando você percebe que a comida superou as expectativas do cliente. Esse é nosso objetivo sempre em todas as festas: surpreender”.

Em resumo: todo o trabalho tem o cuidado de uma família cuidando da festa de outra família. Além disso, há o tempero herdado de uma vovó incrível, que sempre viverá na memória de Yoda.

“Isso é o que me traz calma, me deixa mais próximo dos filhos, dá prazer e me colocar no eixo em meio ao turbilhão do dia a dia”

  • juicysantos.com.br - buffet dona neide
Share Button