Texto porJuicy Santos
Santos

Caruara é Santos, você sabia?

Por estar a mais de 60 km distante de Santos, o bairro de Caruara é desconhecido para muitos santistas. Mas esse bairro da área continental de Santos esconde uma população simpática, carente e que ama o lugar onde vivem!

Caruara faz divisa com Bertioga (que antes também era parte da cidade de Santos, lembra?) e Guarujá, vindo Rio Santos.

Junto com Quilombo, Sítio das Neves, Guarapará, Barnabé, Ilha Diana, Monte Cabrão, Trindade, Cabuçu e Iriri, Caruara faz parte dos bairros da área continental de Santos.

O local começou a ser povoado à partir de um loteamento de uma fazenda bananeira em 1953. Parte de seu território é local de preservação ambiental e o ecoturismo seu principal atrativo.

A partir de 2008 obteve melhorias como luz elétrica, água encanada, escolas em todos os níveis da educação, postos de saúde e atendimento local da assistência social.

Contando com a infraestrutura de Bertioga, que está crescendo a passos largos, os moradores acabam recorrendo mais a esta cidade do que a Santos em si. Alias, do mesmo jeito que existem muitos santistas que não conhecem Caruara, há muitos moradores locais que quase nunca vem a Santos.

Para encontrar Caruara é preciso atenção. A referência é o restaurante Dalmo Barbáro e a rotatória em frente a ele. Entre nela à esquerda, no sentido de quem está indo para Bertioga, e siga reto.

Você verá ruas tranquilas, uma pracinha com brinquedos para as crianças, e ao final da rua principal terá o Portinho, o local mais lindo do bairro na minha opinião. Dá pra se sentir teletransportado para uma cidadezinha do interior em segundos!

caruara

caruara

Gostou? Eu recomendo!