Texto porJuicy Santos
Santos

Rodovia Rio-Santos, um presente partindo do quintal de casa

Com extensão de 505 km, a rodovia Rio-Santos liga Santos (na verdade Bertioga, que até 1991 pertencia ao município de Santos) ao Rio de Janeiro. Planejada inicialmente para ligar dois pólos econômicos importantes dos anos 70 e servir como meio de fuga para os moradores da região de Angra dos Reis, em caso de problema grave na Usina Nuclear, a rodovia Rio-Santos é, sem dúvida, um presente pros olhos e pra alma de quem passa por ela.

rodovia rio santos

Partindo de Santos, o motorista passa nas cidades de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba na parte paulista. Parati, Angra dos Reus, Mangaratiba e Itacuruçá fazem parte do trecho fluminense.

Falando assim, não se tem idéia da beleza natural que envolve esse trajeto. A estrada não é a mais bem asfaltada. As serrinhas a serem ultrapassadas, as vezes, são de dar medo, principalmente quando você encontra um caminhão bem na subida. Mas a vista das praias e da vegetação que vai te acompanhando até o final é realmente um espetáculo da natureza.

rodovia rio santos

Um dia ainda quero percorrer toda sua extensão, mas por enquanto, o máximo que percorri foi até Angra dos Reis. O trecho que mais gosto é ainda em São Sebastião, quando você passa pela Praia Preta. Sem saber o que te espera, você termina uma subida tranquila e dá de cara com o infinito do mar na sua frente, como se seu carro fosse mergulhar naquele imenso de água.

Pros santistas, o passeio é OBRIGATÓRIO! E preferencialmente feito em dias fora da temporada, já que a estrada fica impraticável quando o mundo inteiro invade nossa região.

Meus lugares favoritos são Cambury e Juquehy pelas praias lindas, pousadinhas charmosas e centrinhos de compras. Maresias é linda mas como não estou mais na fase baladas, fico só nas lojinhas que beiram a estrada. Barequeçaba é a última praia de São Sebastião e tem águas super calmas, como uma piscina natural.

Ilhabela é parada obrigatória, não só pela beleza da ilha em si, mas pelo hotel DPNY, um dos meus favoritos no mundo, que já contei pra vocês aqui.

Ubatuba e Caraguatatuba não conheço. Quem tiver dicas, comenta e deixa pra gente!

Angra dos Reis te leva a Ilha Grande, que é uma ilha também espetacular onde vi as paisagens, praias e trilhas mais lindas. A praia de Lopes Mendes só pode ser o master piece de Deus:

lopes mendes

De Angra dos Reis ao centro do Rio de Janeiro são mais 154 km que ainda não conheço. Alias, conheço pouco o litoral do Rio de Janeiro. Quero ir pra Paraty loucamente.

Enfim, pra nós santistas que já saímos do quintal de casa, esse é um passeio imperdível.

Conta pra gente suas dicas escondidas nesse caminho imperdível!