Texto porNathalia Ilovatte

Manifesto da Blogosfera Brasileira

A Bia Granja, idealizadora do YouPix, recentemente publicou um texto chamado “Quero te mandar um presentinho – Atrasando a profissionalização dos blogs, não é?”, que questionou a relação entre blogs e marcas ou agências e explicou que essa mania indígena de alguns blogueiros de se deslumbrarem com qualquer espelhinho é contraproducente para todos os blogs. E como tudo o que cutuca blogueiros, o assunto rendeu.

O que Bia Granja defende no texto (o qual você deveria ler na íntegra, por sinal) é que quando você faz um post falando maravilhas de uma marca em troca de um shampoo, de um esmalte, ou do brinquedinho que for, está desvalorizando seus posts, seu tempo, seu blog e seu trabalho. Porque já que tá tão fácil conseguir um espaço no seu veículo (caso você queira tratar seu blog como tal), e é só jogar amendoins no cercadinho do blogueiro que ele faz um monte de gracinhas para o público, quem é que vai querer pagar por um banner ou um post no seu ou em outro blog do mesmo patamar? E quem é que vai respeitar autores de blogs e tratá-los como profissionais?

É claro que nem todo brinde deve ser tratado com desprezo, e se te mandam um jabá e você gosta do produto, considera de boa qualidade, com valor justo, etc, etc, etc, tudo bem incluí-lo em uma pauta. Mas isso não significa ficar deslumbrado e fazer uma propaganda deslavada como retribuição pelo mimo, para garantir os próximos.

E a discussão nem entra na questão da ética jornalística e do respeito ao leitor porque isso são outros 500. O objetivo é só mandar um fikdik para quem se vende por tão pouco. “Se a marca quer falar com o seu tráfego, blogueiro, mostre o seu valor e, brindes à parte, peça a sua parte em barras de ouro que valem mais que dinheiro!”, conclui Bia no texto.

O debate foi aberto aí e outros posts apareceram em blogs como o Gravatai Merengue. E pra todo mundo participar, foi criado um documento no Google, o Manifesto da Blogosfera Brasileira. Os tópicos para opinar estão lá, junto com as regras, e é só entrar e meter o bedelho. Em breve, o pessoal do YouPix vai fechar o doc, depurar e fazer um texto sintetizando as opiniões de todo mundo.

Por enquanto, o pessoal está dizendo coisas como: “Acredito que existe diferença entre ação de RP digital e publicidade on-line. Parece que as agências estão confundindo o objetivo das duas coisas” [@pergunteaourso]; “eu não me lembro de ter visto uma agência ou uma empresa dando uma festa e usando a imagem e visibilidade do JORNALISTA pra vender o produto como algo FODA. Assim como não me lembro de ter visto uma matéria na Info Exame falando “A nokia deu uma festa suuuuuuper pra promover o novo Nokia XPTO, achamos o celular super fofinho, uma gracinha, você deveria comprar. Nem testamos, não sabemos se ele presta, mas olha…. parabéns pela festa!”” [@graveheart] ou “O grande problema é que a molecada acha que pode ter um blog de sucesso, afinal se o Kibeloco copia e gera milhões de visitas por dia, porque não ele. E assim que chega a primeira camisinha, o primeiro convite pra micareta nos quintos dos infernos, o garoto se acha o importante, igual as menininhas com seus blogs de esmalte, que são milhares, um copiam as imagens dos outros, todo mundo quer aparecer e se sentir importante, mas gerar conteúdo ou pelo menos ler antes de escrever sobre o assunto, pra quê, né? “[@gemaria_ser].

Então que tal ler as opiniões, pensar a respeito e dar pitaco também? Discutir o assunto vai ser producente para autores de blogs e agências. Afinal, já que usamos tanto do nosso precioso tempo tirando fotos, escrevendo textos, mexendo em layout e divulgando os próprio blog, é uma boa ideia tratar cada espacinho dele com carinho.