Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Receita de chai latte gelado

A galera em Santos tá passando mais sede do que camelo no Egito pós-Mubarak. A gente ingere líquido o dia inteiro para aliviar o calor. (Já mencionei que o calor tá de matar?). 

Mas nem só de água e suco natural dá para passar esse verão. Descobri uma alternativa bacana para quem gosta de chá gelado (e uma receitinha fácil pra deixar na geladeira).

Comprei o Spiced Chai, da Lipton, no Empório Dom José. É importado, mas vale a pena. Não tem nada parecido no mercado nacional. Custou em torno de R$ 13.

Chá aromatizado com especiarias

O chai foi uma minimodinha na época da novela Caminho das Índias, porque é uma bebida típica desse país. Ele é feito à base de chá preto, mas tem especiarias como canela, gengibre (meu favorito!) e cardamomo entre seus ingredientes. Sozinho, ele é uma delícia. Mas acompanhado de leite fica ainda melhor e ganha o nome de chai latte.

Achei algumas receitas de chai latte por aí, mas o meu fiz assim (conforme a indicação do rótulo): fervi a água e coloquei 2 saquinhos para 1 litro de chá. Esperei esfriar – se estiver com pressa pode colocar gelo, mas aí ele fica mais aguado – e adicionei 1 copo de leite. Vai mesmo do gosto do freguês: quem prefere mais fraco pode colocar mais leite. Pus na geladeira e tomei no dia seguinte beeeem geladinho. Ficou incrível!

Chai Lipton + leite

Onde encontrar:
Empório Dom José
Rua Conselheiro Lafaiete, 3, esquina com o Canal 4