Documentário conta história do navio Raul Soares

Cinquenta anos depois da ditadura militar, ex-presos narram o drama que sofreram na prisão dentro da embarcação Raul Soares, que serviu como presídio político durante a ditatura no Porto de Santos. Essa é a história de Nau Insensata, novo documentário produzido pela Querô Filmes.

O filme começou a ser gravado na semana passada em Santos.

ditadura militar em santos

O curta traz um tema inédito para o audiovisual, já que a maioria dos registros sobre a ditadura fala a partir de 70, quando o movimento estudantil começou a ganhar mais força.

O caso do navio-prisão Raul Soares aconteceu logo no primeiro ano do golpe militar, em 1964, no Porto de Santos.

O documentário se utiliza de arquivos em vídeo, fotos, sons e recursos gráficos para reconstruir o ambiente vivido neste período político brasileiro, ou seja, como foi a ditadura militar em Santos em seu início.

A trilha sonora também tem seu papel importante no clima denso do filme, que irá contar com relatos de luta e resistência de personagens ligados ao tema.  Entre eles, estão Lídia Maria Melo, filha de um ex-preso político e autora do livro Raul Soares – Um navio tatuado em nós. O ex-preso político e professor universitário da USP (Universidade de São Paulo) Boris Vargaftig e ex-sindicalistas também farão parte do curta.

Um documentário de linguagem comunicativa e reflexiva, sem a figura de um locutor, a história é contada conforme os depoimentos dos personagens.

“O mar, o estuário, as embarcações e todo o universo portuário estará presente no curta, que busca não só servir como um documentário histórico, mas uma obra que dê voz às pessoas que vivenciaram esse período de golpe militar aqui na cidade de Santos”, conta Cristiano Sidotti, diretor do documentário.

By: Ivan De Stefano