Como descartar maquiagem

Uma dúvida que eu sempre tive – até fazer a pesquisa para este post – era como descartar maquiagem de maneira correta.

Eu, pessoalmente, sou bem chata com questões de reciclagem, tenho um pouco de TOC e separo o lixo que nem uma maníaca em casa e até se estiver na rua.

Quando mudei de casa, no começo de abril, resolvi me desfazer de vários cosméticos vencidos ou que estavam velhos e sem uso. Então, como jogar fora esses produtos?

como jogar fora os cosméticos

Os batons, por exemplo, têm 2 componentes potencialmente perigosos para o meio ambiente: o batom em si, que possui derivados de petróleo e às vezes chumbo, e a embalagem plástica.

Uma ação chamada The Campaign for Safe Cosmetics, realizada nos EUA, alega que 1/3 das marcas de batom apresenta níveis excessivos de chumbo, cujo descarte indevido contamina lençóis freáticos e aterros.

Veja algumas dicas para descartar maquiagem e cosméticos de maneira consciente:

– O site Ecycle recomenda que se use o produto até o fim sempre que possível.

– Adquira produtos de marcas que promovem o retorno das embalagens, como a MAC (com o programa Back to MAC, que dá batons novos de graça quando você leva 6 embalagens plásticas de produtos da marca). Nos EUA, a Origins aceita cosméticos de qualquer marca para encaminhar para reciclagem.

– Em caso de dúvida sobre o descarte, vale entrar em contato com o fabricante para saber qual é a melhor forma de jogar fora.

– É bem difícil terminar um vidro de esmalte em casa, né? A moda muda tão rápido e, por ser um cosmético barato, a gente não sente tanta dor no bolso ao comprar. No entanto, nunca jogue esmalte ou removedor de esmalte na privada e dê descarga em seguida. Eles são bastante nocivos ao meio ambiente e à saúde pública e considerados material tóxico.

– Por fim, consuma de forma consciente. Compre apenas o que realmente usa – e gosta.  Se não conseguir ou realmente não quiser usar os produtos na maleta de maquiagem, tente dar para alguém que aproveite (desde que esteja dentro da data de validade, é claro).

Esta matéria do site Química Sustentável também fala de maneira direta sobre o descarte correto de cosméticos.